Pular para o conteúdo principal

Postagens

TAMPA RED - * 08/01/1904 - † 19/03/1981

Tampa Red foi um grande músico que teve grande importância no Blues, com seu marcante estilo bottleneck (slide) influenciou muitos outros bluesmans famosos como Big Bill Broonzy, Elmore James, Robert Nighthawk e Muddy Waters. Marcou o velho blues rural e influenciou fortemente o Blues pós-guerra. Provavelmente no dia 08 de Janeiro de 1904, na cidade de Smithville, no estado da Geórgia, nascia Hudson Woodbridge . Teve uma infância infeliz pois perdeu seus pais ainda quando criança. Depois se mudou para Tampa na Flórida e adotou o sobrenome de Whittaker. Influenciado pelo irmão mais velho, Eddie, começou a tocar violão especialmente inspirado no artista de rua chamado Piccolo Pete que foi quem passou os primeiros acordes de Blues para ele. Na década de 20, quando sua técnica de slide já estava aperfeiçoada, ele se mudou para Illinois, Chicago. Lá começou sua carreira como músico e adotou o nome artístico de "Tampa Red", Tampa em homenagem ao lugar onde ele cresceu e ...

HOWLIN WOLF * 10/06/1910 † 10/01/1976

Chester Arthur Burnett nasceu no dia 10 de junho de 1910 em West Point, Mississippi. Aos 13 anos ele se mudou com a família para Ruleville e começou a trabalhar na Plantação Young & Mara. Ele ficou conhecido como uma criança difícil e ganhou de seus pais o apelido " Howlin Wolf " (Lobo Uivante). Cinco anos depois, seu pai lhe comprou um violão e ele começou a tocar pelas ruas de cidades locais e pequenas. Embora continuasse trabalhando em fazendas no Arkansas, suas viagens se tornaram cada vez alcançando mais longe e, durante os começo dos anos 1930, estava enturmado com os bluseiros locais, onde se destacam Sonny Boy Williamson II e Robert Johnson. Sonny Boy Williamson tornou-se cunhado do Howlin Wolf e depois lhe ensinou a tocar a gaita. Ele também conheceu o legendário Charley Patton que o ensinou técnicas em preciosas aulas ao entardecer. Durante Segunda Guerra Mundial, Wolf foi chamado para ativa e depois do retorno à sua casa, voltou a uma vida rural no Arkansas. Po...

JOHN "SLEEPY" ESTES - * 25/01/1899 † 05/06/1977

John Estes recebeu o apelido “Sleepy" (Dorminhoco) devido ao fato de que, quando criança, recebeu um golpe no olho de uma bola de Basebol, o que lhe fez perder a visão do olho direito, mantendo-o sempre semicerrado,o que lhe dava o aspecto de estar sonolento sempre. Além disso, o apelido adveio da sua habilidade de dormir em pé. Não era lá um, Guitarrista virtuoso, mas dedicou-se bastante às suas habilidades vocais. Big Bill Broonzy chamava o estilo de John Estes cantar como "chorando" o blues, devido a sua qualidade emocional. Com isso, demonstrou a todos que Blues não seriam restritos apenas aos tocadores de guitarras. Na verdade, seu estilo vocal veio da época em que liderava um grupo de trabalho para a manutenção de estradas de ferro. Além do Blues, Sleepy também gravou melodias em algumas faixas de importantes Jug Bands, como por exemplo, Jab Jones Jug Band com o importante bandolinista Yank Rachel, com quem teve uma parceria muito longa. "BLACK MATTIE BLUES...

BESSIE SMITH - * 15/04/1895 † 26/09/1937

Bessie Smith nasceu a 15 de abril de 1894, em Chattanooga, Tennesee. Embora que seus pais tenham morrido quando ela era uma criança, Clarence, seu irmão mais velho, a convenceu a continuar no canto e na dança. Conseguiu trabalho no vaudeville e se tornou uma protegida de Ma Rainey; no fundo Bessie sabia que estava no caminho certo para se tornar uma grande nome do blues americano. Bessie se mudou para o norte e passou o início dos anos vinte se apresentando em Atlantic City. Smith se tornou uma figura famosa como resultado de seu primeiro álbum em 1923, gravado pela Columbia, "Downhearted Blues". Ela ganhava milhares de dólares por semana nos anos vinte, mas devido à popularidade do swing, o blues entrou em declínio para o público nos anos trinta, tendência essa que resultou no fim do 10 anos de contrato e 160 músicas gravadas para a Columbia Records. Bessie continuou cantando ao vivo e conseguiu gravar mais quatro canções devido a insistência de John Hammond durante seus sei...

ALGER "TEXAS" ALEXANDER *12/09/1900 †16/04/1954

Como insinua o nome, Algernon (Alger) “Texas” Alexander era do Texas. Em 1927 ele começou a gravar Blues e Jazz com Lonnie Johnson, Eddie Lang, Clarence Williams gravando até 1934, quando ficou praticamente esquecido só voltando a gravar em 1947. Ao longo de sua carreira Texas Alexander se apresentou com seu Primo, o guitarrista primo Lightnin' Hopkins. Durante a Grande Depressão,Hopkins e Alexander tiveram freqüentemente de trabalhar como músicos de rua e para sobreviver, em atividades completamente fora de música. Como não tocava nenhum instrumento, Texas Alexander tinha que recorrer a acompanhanante. Nos anos 30 trabalhou com Lowell Fulson e Howlin' Wolf entre outros. Em 1939, um incidente o marcou profundamente. Texas Alexander assassinou sua esposa e foi condenado à prisão de 1940 a 1945. Depois de libertado, foi para as ruas novamente tocar com Lightnin' Hopkins e o gravou diversos trabalhos em 1947 pela etiqueta Aladdin. Texas Alexander fez sua última gravação em 195...

ARTHUR 'BIG BOY' CRUDUP - * 24/08/1905 - † 28/03/1974

Nascido em 24 de Agosto de 1905 na cidade de Forest, Mississippi, Arthur 'Big Boy' Crudup, foi, apesar do pouco reconhecimento de seu trabalho, um grande ícone do Blues, e de grande importância para o astro do Rock, Elvis Presley. Começou sua vida trabalhando nos campos rurais e começou sua vida musical num coral da igreja com seu tutor, Papa Harvey, um músico de Blues local. Mas somente aos trinta anos aprendeu a tocar violão, sozinho. Em 1940 se mudou para a elétrica Chicago com o sonho de se tornar milionário, mas rapidamente se viu sem nada e começou a tocar nas ruas. E foi nas ruas que ele conheceu o caçador de talentos Lester Melrose, da gravadora RCA. Seu primeiro grande single, "If I Get Lucky", foi gravado junto com o baixista Joe McCoy, no dia 11 de Setembro de 1941, pela marca "Bluebird", uma subsidiária da RCA. Seguido de vários outros singles. Ele gravou cerca de 80 músicas para a RCA, até descobrir que foi enganado pela mesma, quanto aos direit...

Colabore com esse trabalho.

Esse blog está precisando de colaboradores que possam traduzir biografias. Infelizmente, muitos bluesmans desconhecidos não tem biografia em português, preciso de alguém que colabore nessa parte. Se você conhece bem o idioma inglês e quer ajudar a manter nosso trabalho de levar o Blues de Raiz a todos, entre em contato comigo pelo e-mail: spiderlucasdf@gmail.com Caso tenha orkut, meu perfil é esse Aqui! Obrigado.