Nascido William Lee Conley Broonzy, no condado de Scott, Mississippi. E mudou-se para Chicago em 1924 onde conheceu Papa Charlie Watson, que o ensinou a tocar guitarra (o violino havía sido o seu instrumento até então). Broonzy gravou pela primeira vez em 1929. Até qie em 1936 se convirteu em um dos primeiros bluesman a usar un pequeno grupo instrumental, incluindo batería e contrabaixo, así como um ou mais instrumentos melódicos (metais ou gaita) Estas gravações iriam levar o nome de Big Bill and his Chicago Five.
Durante esta época Broonzy actuava em clubs do lado Sul de Chicago e também realizou tournés com Memphis Minnie nos anos 30. Broonzy gravou para distinto selos durante os anos 30 e 40. Nos anos 50 voltou suas raízes folk-blues tocando solo e percorreu a Europa extensamente, dando concertos e gravando, en 1956. Ainda que tenha sido um pioneiro no Estilo Chicago Blues, quando empregou desde 1942 instrumentos elétricos, seu novo e branco público desejava ouvir suas canções com ele se acompañando de Guitarra acústica somente, considerado assim mais autentico.
Broonzy voltou a Chicago e continuou atuando, ainda que sua saúde piorava. Faleceu em 1958 devido a um cancer na garganta e está sepultado no Cemiterio Lincoln, Blue Island, Illinois.
Durante seu período folk-blues gravou com Pete Seeger, Sonny Terry, Brownie Mcghee e Leadbelly. Como Broonzy no era un guitarrista eléctrico de estilo espetacular não é tãoconhecido como outros artistas contemporâneos do genero e não foi tão imitado durante o “revival” britânico de Blues dos anos 60. Mesmo assim, ganhou certa popularidade pela sua canção "Key To The Highway", gravada por Eric Clapton.
Foi um aclamado guitarrista acústico e uma grande influencia na inspiração de artistas como Muddy Waters e Memphis Slim, havendo gravado mais de 350 canções.
"GOOD LIQUOR GONNA CARRY ME DOWN" - BIG BILL BROONZY
(Gravado em 31/10/1935 – Chicago – registro 96232-1 na Yazoo Records)
Baixe Aqui!
Lord, I know a little girl, 'bout sixteen years old,
she says, "Bill stop drinkin', I will satisfy your soul"
But I just keep on-a drinkin', yeah, I keep on drinkin'
Yeah, I just keep on drinkin', till good liquor carry me down
Now, my woman told me about fifteen years ago,
"Bill, you gonna drink one of these mornings and you'll never drink no more"
But I just keep on-a drinkin', yeah, I keep on drinkin'
Yeah, I just keep on drinkin', till good liquor carry me down
Yes, I went to the doctor with my head in my hands
the doctor said, "Big Bill, I think I'll have to give you monkey glands"
But I just keep on-a drinkin', yeah, I keep on drinkin'
Yeah, I just keep on drinkin', till good liquor carry me down
Lord, my woman told me to stop drinkin' and come on home,
say, "If you don't Big Bill, some other man gonna carry your business home"
But I just keep on-a drinkin', yeah, I keep on drinkin'
Yeah, I just keep on drinkin', till good liquor carry me down
por: JoKa Blues
Comentários
O primeiro disco de Delta Blues que tive foi aqule Big Bill Blues com o Washboard Sam, numa formação maravilhosa, inesquecível com o Washboard Sam, Lee Cooper e Memphis Slim, tocando I'm Lonely Man (putz, é de chorar).
Spider, faça uma lista com vinte clássicos do Delta, tirando as do Johnson, com certeza metade é o BBB.
Abração.
É muita música boa: Midnight Especial, C.C. Rider, I Cant be Satified,I Feel So Good,Rising Sun, Shine On e muitas outras que o tempo não me permite ehehehehehe
É dele uma das músicas que eu mais gosto: "Key to the Highway"
po, eu quero escutar esse CD ai hein com o Washboard Sam.
Abraços!