Pular para o conteúdo principal

OSCAR "BUDDY" WOODS - * ??/??/1892-1900 † ????


Quem gosta do estilo bottleneck e quer saber uma das origens deste estilo no Blues vai adorar esse post, porque será dedicado à um misterioso desconhecido chamado Oscar "Buddy" Woods, conhecido como Lobo solitário.

Nascido próximo a Natchitoches, Louisiana, ninguém sabe ao certo o dia exato de seu nascimento, há registros que variam do ano de 1892 a 1900. Por volta do ano de 1925, na cidade de Shrevepot, onde trabalhava, assistiu a uma apresentação musical de um grupo havaiano que fazia excursão pela região, a partir daí Woods começa a desenvolver o estilo bottleneck e se junta ao guitarrista Ed Schaffer e formam o grupo chamado "Shreveport Home Wreckers". Juntos começam a se apresentar em bares locais e depois de fazer um barulho local vão para Memphis gravar pela primeira vez, para a Victor Records aproximadamente em Maio de 1929.

Nos dias 26 e 27 de Maio, na cidade de Charlotte, Carolina do Norte, Ed Schaffer estava gravando com músicos de Country branco, entre eles o futuro Governador Jimmie Davis. Um ano depois do acontecimento, em Dallas, no Texas, Davis gravou junto com os "Shreveport Home Wreckers" como acompanhante, novamente pela Victor. Essas gravações tiveram uma grande importantância social para a época porque são conhecidas como os primeiros registros de Blues multiracial. Após isso, a parceria deu tão certo que Woods, Ed e Jimmie Davis saíram juntos numa turnê.

Desde a primeira sessão em Memphis até o ano de 1940 quando gravou para o Congresso Nacional, Woods teria gravado por volta de 35 músicas. Ninguém sabe qual a data da morte de Woods, mas isso nem é preciso, pois sua técnica é viva até os dias de hoje quando mesmo brincando, admiradores do estilo deslizam copos de vidro em seus violões.

Vale lembrar que a foto aí em cima, que é atribuída a Oscar "Buddy" Woods , foi considerada também como terceira foto de Robert Johnson. Não se tem afirmações concretas de que a foto é mesmo de Buddy Woods, mas a foto é associada a ele já há alguns anos.

"LONE WOLF BLUES" - OSCAR "BUDDY" WOODS

Baixe Aqui!

Mama mother told me, when I was quite a child (2x)
I say the life that you are living will kill you after a while

I just begin to realize the things my mother say (2x)
Since I been down here I been mistreated this way

I never loved no one woman, hope to God I never will (2 x)
All these triflin' women will get some good man killed

Now I ain't no monkey and I sho' can't climb a tree (2x)
And I ain't gonna let no woman make no monkey out of me

Now I sent my baby a brand new twenty-dollar bill (2x)
If that don't bring her, I know my shotgun will


É isso galera, até a próxima!

Agradecimentos ao colaborador Diogo Petronilio.

Comentários

mara* disse…
olá lucas...vc visitou o 'pintando música' e me propôs parceria, agradeço a visita e o convite, mas gostaria de saber como funciona a parceria, sou totalmente ignorante neste assunto. um abraço e aguardo retorno.

Postagens mais visitadas deste blog

POR QUE TANTOS BLUESMANS CEGOS (BLINDS) ??

por Joka Blues : Blind Willie McTell, Blind Blake, Blind Lemonn Jefferson, Blind Boy Fuller, Blind Willie Johnson,Blind Rev. Gary Davis, Blind Snooks Eaglin , Blind John Henry Arnold; Blind Joe Taggart; Blind Roosevelt Graves... … Após realizar algumas pesquisas, eu particulamente estou convencido do seguinte: Há de se buscar o lapso de tempo em que notadamente apareceram BluesMen Cegos nessas condições. Os Estados Unidos vinham sentindo sintomas de uma grande crise econômica desde 1924. Oficialmente, no dia 29 de outubro de 1929 ocorreu a Quebra da Bolsa de Valores de New York , sendo entendido como o dia em que inicou-se a Grande Depressão nos Estados Unidos. Assim, milhares de acionistas perderam, literalmente, da noite para o dia, grandes somas em dinheiro. Muitos perderam tudo o que tinham. Esta quebra na bolsa de valores de Nova Iorque piorou drasticamente os efeitos da recessão já existente, causando deflação e queda nas taxas de venda de produtos, que por sua vez obrigaram ao...

STRANGE FRUITS - Um tema Delicado

Download Primeiro, leiam a tradução e depois acompanhem a letra. Estranho Fruto ''Árvores sulistas têm um estranho fruto, Sangue nas folhas e sangue na raiz, Corpo negro balançando ao sopro da brisa do Sul, Fruto estranho pendente em álamos. Cena pastoral do Sul galante, Os olhos esbugalhados e a boca torcida, Perfume de magnólia doce e fresco, E o súbito cheiro de carne queimada! Eis um fruto para os corvos bicarem, Para a chuva arrancar, para o vento sugar, para o sol apodrecer, para uma árvore deixar cair, Eis uma estranha e amarga colheita'' É verdade, não se trata de Blues; da forma que nos habituamos a ouvir... mas é puro Blues pela letra, pela interpretação. Reza a lenda que Billie Holiday não se continha e chorava a cada vez que interpretava essa musica. Strange Fruits Billie Holiday – Gravação de 194...

JOHN "SLEEPY" ESTES - * 25/01/1899 † 05/06/1977

John Estes recebeu o apelido “Sleepy" (Dorminhoco) devido ao fato de que, quando criança, recebeu um golpe no olho de uma bola de Basebol, o que lhe fez perder a visão do olho direito, mantendo-o sempre semicerrado,o que lhe dava o aspecto de estar sonolento sempre. Além disso, o apelido adveio da sua habilidade de dormir em pé. Não era lá um, Guitarrista virtuoso, mas dedicou-se bastante às suas habilidades vocais. Big Bill Broonzy chamava o estilo de John Estes cantar como "chorando" o blues, devido a sua qualidade emocional. Com isso, demonstrou a todos que Blues não seriam restritos apenas aos tocadores de guitarras. Na verdade, seu estilo vocal veio da época em que liderava um grupo de trabalho para a manutenção de estradas de ferro. Além do Blues, Sleepy também gravou melodias em algumas faixas de importantes Jug Bands, como por exemplo, Jab Jones Jug Band com o importante bandolinista Yank Rachel, com quem teve uma parceria muito longa. "BLACK MATTIE BLUES...