Pular para o conteúdo principal

ALBERTA HUNTER * 01/04/1895 † 17/10/1984



Alberta Hunter nasceu em Memphis, Tennessee no dia primeiro de abril de 1895 e veio a falecer em New York no dia 17 de outubro de 1984, aos 89 anos. Fugiu de casa aos doze anos e foi para Chicago empreendendo a carreira de cantora e atriz de variedades, em duos como o “Huga Hoskins”, o “Panama” e o “Dreamland”.

Por volta de 1920, mudou para New York onde, desde 1921 gravou para a quase totalidade das gravadoras da cidade, sendo acompanhada por excelentes músicos, como Louis Armstrong, Sidney Bechet, as bandas de FIetcher Henderson e Fats Waller. Nos anos vinte começou também sua atividade teatral, atuando na revista “How Come”.

Em 1934 foi para Londres, atuar no musical “Show Boat” que realizou junto ao barítono Paul Robenson. Ainda em Londres gravou para a Grammofone, com a orquestra de Jack Jackson. De volta definitivamente a Nova York em 1937, iniciou uma longa carreira no rádio.

Em 1952 voltou à Inglaterra como cantora na orquestra de Snub Mosley. Depois de algumas atividades teatrais na revista da Broadway “Mrs. Patterson”, decidiu deixar a música para se tornar enfermeira e cuidar de sua mãe enferma.

Retornou em grande estilo em 1977 aos 81 anos, cumprindo um longo contrato no “Cookery” em Greenwich Village, New York, emplacando um grande sucesso "Amtrak Blues” e em novembro de 80 recebia o prêmio “Handy” de melhor cantora viva de blues. Quando veio a falecer já era reverenciada como uma das maiores lendas do jazz e do blues.

"DOWNHEARTED BLUES" - ALBERTA HUNTER
(Composição de Alberta Hunter e Lovie Austin
Gravação original de 13 de agosto de 1939 – New York
Gravadora Decca – Registro 7727-B)

Baixe Aqui! (Necessário Real Player)

Down Hearted Blues
My man mistreated me, and he drove me from his door
Lord he mistreated me, and he drove me from his door
But the Good Book says you've got to reap just what you sow

I got the world in a jug, got the supper? right here in my hand
I got the world in a jug, got the supper? right here in my hand
And if you want me sweet papa you gotta come under my command

Say I ain't never loved but three men in my life
Lord I ain't never loved but three men in my life
't was my father and my brother and a man that wretched my life

Lord it may be a week and it may be a month or two
I said it may be a week and it may be a month or two
All the dirt you're doin' to me sho' comin' home to you

Lord I walked the floor, hang my head and cried
Lord I walked the floor, hang my head and cried
Had the down hearted blues, and I couldn't be satisfied.



"My Castle's Rockin" - Alberta Hunter



por: JoKa Blues

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POR QUE TANTOS BLUESMANS CEGOS (BLINDS) ??

por Joka Blues : Blind Willie McTell, Blind Blake, Blind Lemonn Jefferson, Blind Boy Fuller, Blind Willie Johnson,Blind Rev. Gary Davis, Blind Snooks Eaglin , Blind John Henry Arnold; Blind Joe Taggart; Blind Roosevelt Graves... … Após realizar algumas pesquisas, eu particulamente estou convencido do seguinte: Há de se buscar o lapso de tempo em que notadamente apareceram BluesMen Cegos nessas condições. Os Estados Unidos vinham sentindo sintomas de uma grande crise econômica desde 1924. Oficialmente, no dia 29 de outubro de 1929 ocorreu a Quebra da Bolsa de Valores de New York , sendo entendido como o dia em que inicou-se a Grande Depressão nos Estados Unidos. Assim, milhares de acionistas perderam, literalmente, da noite para o dia, grandes somas em dinheiro. Muitos perderam tudo o que tinham. Esta quebra na bolsa de valores de Nova Iorque piorou drasticamente os efeitos da recessão já existente, causando deflação e queda nas taxas de venda de produtos, que por sua vez obrigaram ao

JOHN "SLEEPY" ESTES - * 25/01/1899 † 05/06/1977

John Estes recebeu o apelido “Sleepy" (Dorminhoco) devido ao fato de que, quando criança, recebeu um golpe no olho de uma bola de Basebol, o que lhe fez perder a visão do olho direito, mantendo-o sempre semicerrado,o que lhe dava o aspecto de estar sonolento sempre. Além disso, o apelido adveio da sua habilidade de dormir em pé. Não era lá um, Guitarrista virtuoso, mas dedicou-se bastante às suas habilidades vocais. Big Bill Broonzy chamava o estilo de John Estes cantar como "chorando" o blues, devido a sua qualidade emocional. Com isso, demonstrou a todos que Blues não seriam restritos apenas aos tocadores de guitarras. Na verdade, seu estilo vocal veio da época em que liderava um grupo de trabalho para a manutenção de estradas de ferro. Além do Blues, Sleepy também gravou melodias em algumas faixas de importantes Jug Bands, como por exemplo, Jab Jones Jug Band com o importante bandolinista Yank Rachel, com quem teve uma parceria muito longa. "BLACK MATTIE BLUES&qu

Novos textos estão por vir

Olá grandes amantes do Blues de Raiz! Acho que todos aqui concordam que nos últimos 5 meses do ano as coisas sempre ficam corridas, e eu não sou imune a isso. Nesses 5 meses passados eu estava estudando de mais para concluir meus estudos e justamente por isso, elaborar novos textos e biografias para o blog ficaram praticamente impossíveis. Agora ainda irei estudar muito, e agora para entrar na faculdade. Mas você, querido leitor, não se preocupe, agora que estou me dando umas férias irei reunir os colaboradores para que coloquemos esse projeto pra frente. E você que quer também colaborar, basta entrar em contato comigo. Pra quem não conhece, a idéia do blog é mais formar uma Grande Enciclopédia do que ser um blog propriamente dito. Então você que gosta do blog, assine o feed ou o o Newsletter e ficará sabendo das novidades.   Abraços!