Pular para o conteúdo principal

BIG BILL BROONZY * 26/06/1893 † 15/08/1958



Nascido William Lee Conley Broonzy, no condado de Scott, Mississippi. E mudou-se para Chicago em 1924 onde conheceu Papa Charlie Watson, que o ensinou a tocar guitarra (o violino havía sido o seu instrumento até então). Broonzy gravou pela primeira vez em 1929. Até qie em 1936 se convirteu em um dos primeiros bluesman a usar un pequeno grupo instrumental, incluindo batería e contrabaixo, así como um ou mais instrumentos melódicos (metais ou gaita) Estas gravações iriam levar o nome de Big Bill and his Chicago Five.

Durante esta época Broonzy actuava em clubs do lado Sul de Chicago e também realizou tournés com Memphis Minnie nos anos 30. Broonzy gravou para distinto selos durante os anos 30 e 40. Nos anos 50 voltou suas raízes folk-blues tocando solo e percorreu a Europa extensamente, dando concertos e gravando, en 1956. Ainda que tenha sido um pioneiro no Estilo Chicago Blues, quando empregou desde 1942 instrumentos elétricos, seu novo e branco público desejava ouvir suas canções com ele se acompañando de Guitarra acústica somente, considerado assim mais autentico.

Broonzy voltou a Chicago e continuou atuando, ainda que sua saúde piorava. Faleceu em 1958 devido a um cancer na garganta e está sepultado no Cemiterio Lincoln, Blue Island, Illinois.
Durante seu período folk-blues gravou com Pete Seeger, Sonny Terry, Brownie Mcghee e Leadbelly. Como Broonzy no era un guitarrista eléctrico de estilo espetacular não é tãoconhecido como outros artistas contemporâneos do genero e não foi tão imitado durante o “revival” britânico de Blues dos anos 60. Mesmo assim, ganhou certa popularidade pela sua canção "Key To The Highway", gravada por Eric Clapton.

Foi um aclamado guitarrista acústico e uma grande influencia na inspiração de artistas como Muddy Waters e Memphis Slim, havendo gravado mais de 350 canções.

"GOOD LIQUOR GONNA CARRY ME DOWN" - BIG BILL BROONZY
(Gravado em 31/10/1935 – Chicago – registro 96232-1 na Yazoo Records
)
Baixe Aqui!

Lord, I know a little girl, 'bout sixteen years old,
she says, "Bill stop drinkin', I will satisfy your soul"
But I just keep on-a drinkin', yeah, I keep on drinkin'
Yeah, I just keep on drinkin', till good liquor carry me down
Now, my woman told me about fifteen years ago,
"Bill, you gonna drink one of these mornings and you'll never drink no more"
But I just keep on-a drinkin', yeah, I keep on drinkin'
Yeah, I just keep on drinkin', till good liquor carry me down
Yes, I went to the doctor with my head in my hands
the doctor said, "Big Bill, I think I'll have to give you monkey glands"
But I just keep on-a drinkin', yeah, I keep on drinkin'
Yeah, I just keep on drinkin', till good liquor carry me down
Lord, my woman told me to stop drinkin' and come on home,
say, "If you don't Big Bill, some other man gonna carry your business home"
But I just keep on-a drinkin', yeah, I keep on drinkin'
Yeah, I just keep on drinkin', till good liquor carry me down


por: JoKa Blues

Comentários

Cauê disse…
Fala Spider, esse é o cara, Big Bill Broonzy, é o Tom Jobim do Delta(rsrrsrsrs). Cara, o bicho tem música demais, já ví umas 300. Acho que é o maior compositor do Delta.
O primeiro disco de Delta Blues que tive foi aqule Big Bill Blues com o Washboard Sam, numa formação maravilhosa, inesquecível com o Washboard Sam, Lee Cooper e Memphis Slim, tocando I'm Lonely Man (putz, é de chorar).

Spider, faça uma lista com vinte clássicos do Delta, tirando as do Johnson, com certeza metade é o BBB.

Abração.
spiderlucasssss disse…
assim é mole pra ele heheheh nem só do Delta, acho que se listasse as 50 melhores do blues ele ia aparecer mtas vezes.

É muita música boa: Midnight Especial, C.C. Rider, I Cant be Satified,I Feel So Good,Rising Sun, Shine On e muitas outras que o tempo não me permite ehehehehehe

É dele uma das músicas que eu mais gosto: "Key to the Highway"


po, eu quero escutar esse CD ai hein com o Washboard Sam.

Abraços!

Postagens mais visitadas deste blog

POR QUE TANTOS BLUESMANS CEGOS (BLINDS) ??

por Joka Blues : Blind Willie McTell, Blind Blake, Blind Lemonn Jefferson, Blind Boy Fuller, Blind Willie Johnson,Blind Rev. Gary Davis, Blind Snooks Eaglin , Blind John Henry Arnold; Blind Joe Taggart; Blind Roosevelt Graves... … Após realizar algumas pesquisas, eu particulamente estou convencido do seguinte: Há de se buscar o lapso de tempo em que notadamente apareceram BluesMen Cegos nessas condições. Os Estados Unidos vinham sentindo sintomas de uma grande crise econômica desde 1924. Oficialmente, no dia 29 de outubro de 1929 ocorreu a Quebra da Bolsa de Valores de New York , sendo entendido como o dia em que inicou-se a Grande Depressão nos Estados Unidos. Assim, milhares de acionistas perderam, literalmente, da noite para o dia, grandes somas em dinheiro. Muitos perderam tudo o que tinham. Esta quebra na bolsa de valores de Nova Iorque piorou drasticamente os efeitos da recessão já existente, causando deflação e queda nas taxas de venda de produtos, que por sua vez obrigaram ao

JOHN "SLEEPY" ESTES - * 25/01/1899 † 05/06/1977

John Estes recebeu o apelido “Sleepy" (Dorminhoco) devido ao fato de que, quando criança, recebeu um golpe no olho de uma bola de Basebol, o que lhe fez perder a visão do olho direito, mantendo-o sempre semicerrado,o que lhe dava o aspecto de estar sonolento sempre. Além disso, o apelido adveio da sua habilidade de dormir em pé. Não era lá um, Guitarrista virtuoso, mas dedicou-se bastante às suas habilidades vocais. Big Bill Broonzy chamava o estilo de John Estes cantar como "chorando" o blues, devido a sua qualidade emocional. Com isso, demonstrou a todos que Blues não seriam restritos apenas aos tocadores de guitarras. Na verdade, seu estilo vocal veio da época em que liderava um grupo de trabalho para a manutenção de estradas de ferro. Além do Blues, Sleepy também gravou melodias em algumas faixas de importantes Jug Bands, como por exemplo, Jab Jones Jug Band com o importante bandolinista Yank Rachel, com quem teve uma parceria muito longa. "BLACK MATTIE BLUES&qu

Novos textos estão por vir

Olá grandes amantes do Blues de Raiz! Acho que todos aqui concordam que nos últimos 5 meses do ano as coisas sempre ficam corridas, e eu não sou imune a isso. Nesses 5 meses passados eu estava estudando de mais para concluir meus estudos e justamente por isso, elaborar novos textos e biografias para o blog ficaram praticamente impossíveis. Agora ainda irei estudar muito, e agora para entrar na faculdade. Mas você, querido leitor, não se preocupe, agora que estou me dando umas férias irei reunir os colaboradores para que coloquemos esse projeto pra frente. E você que quer também colaborar, basta entrar em contato comigo. Pra quem não conhece, a idéia do blog é mais formar uma Grande Enciclopédia do que ser um blog propriamente dito. Então você que gosta do blog, assine o feed ou o o Newsletter e ficará sabendo das novidades.   Abraços!