Pular para o conteúdo principal

BLIND LEMON JEFFERSON * 21/09/1893 - † 01/01/1930


Nasceu em Wortham, Texas, aproximadamente 60 milhas sul de Dallas, em Setembro de 1893 mas é possível que o ano possa ser até uma década antes, ou seja 1883. Não existem registros sobre a sua juventude, e do porquê que ele se tornou cego.

Aprendeu violão no início dos anos 1900 tendo como professor, William Moore o padrasto de John Lee Hooker.

Começou a gravar em 1926 com "Got The Blues' and 'Long Lonesome Blues" que foi o primeiro melhor registro de blues em vendagem, por um cantor masculino negro. O Sucesso foi tão retumbante que logo ele conseguiu comprar um automóvel novo, uma proeza para a época e ser dono de uma conta bancária e um faturamento como um das estrelas da etiqueta Paramount.

Sua morte foi também misteriosa, como muito de misteriosa foi a maioria da sua vida . Existem várias lendas a respeito, de que ele ele teria morrido congelado nas ruas de Chicago no inverno de 1929, após ser abandonado pelo seu Motorista, ou que sofreu um violento acidente onde veio a falecer. Ironicamente, o autor de "See That My Grave Is Kept Clean" que iremos ouvir, não teve em sua sepultura uma lápide com epitáfio.

Isto foi reparado finalmente em 1967 quando a marca de metal do Texas Historical Marker foi colocado na área aproximada de sua sepultura. Antes dos anos noventa, porém, a sepultura de Jefferson foi finalmente descoberta e, graças aos esforços e doações de fãs de blues ao redor do mundo, uma lápide de granito foi colocada finalmente na sepultura de Jefferson, onde se inscreveu poema lírico dele, "Lord, it's one kind favor I'll ask of you. SEE THAT MY GRAVE IS KEPT CLEAN." " cuja tradução livre seria Deus, eu vos peço um favor .... Cuide para que minha sepultura seja mantida limpa ".

"SEE THAT MY GRAVE IS KEPT CLEAN" - BLIND LEMON JEFFERSON
(Gravação ORIGINAL Registro 20374-1-Paramount, Chicago, Fevereiro de 1928)
Baixe Aqui!

Well, there's one kind of favor I'll ask of you
Well, there's one kind of favor I'll ask of you
There's just one kind of favor I'll ask of you
You can see that my grave is kept clean
And there's two white horses following me
And there's two white horses following me
I got two white horses following me
Waiting on my burying ground
Did you ever hear that coffin' sound
Have you ever heard that coffin' sound
Did you ever hear that coffin' sound
Means another poor boy is under ground
Did you ever hear them church bells tone
Have you ever hear'd them church bells tone
Did you ever hear them church bells tone
Means another poor boy is dead and gone
Well, my heart stopped beating and my hands turned cold
And, my heart stopped beating and my hands turned cold
Well, my heart stopped beating and my hands turned cold
Now I believe what the bible told
There's just one last favor I'll ask of you
And there's one last favor I'll ask of you
There's just one last favor I'll ask of you
See that my grave is kept clean

por: JoKa Blues

Comentários

Cauê disse…
Fala Spider, bela escolha.
Blind Lemmon Jefferson tem música pra cacete.
Ouvi dizer que o bicho era pobretão mesmo, tocava em porta de igreja, bebia muito e quando ficava mal, tinha uns ataques de depressão e passava um tempo frequentando igrejas.
Parece que ele compôs uma porrada de hino evangélico nessa situação, usando pseudônimos. Muitas músicas folclóricas também.
Depois ele voltava ao normal e saia pela cidade tocando blues.
Ele era meio mambembe.

Uma das figuras mais importantes do Delta.

Valeu pela escolha.
spiderlucasssss disse…
Bota importante nisso! Essa música que disponibilizei é mais que ótima!
Gustavo disse…
NOssa velho sou fãn dessa música, eu conheço ela na voz de Odetta.E ficou lindo pra caralho essa música. Vou logo pegar esse album agora.
Felicidades e obrigado pela história.
Adorei o site
felicidades

Postagens mais visitadas deste blog

JOHN "SLEEPY" ESTES - * 25/01/1899 † 05/06/1977

John Estes recebeu o apelido “Sleepy" (Dorminhoco) devido ao fato de que, quando criança, recebeu um golpe no olho de uma bola de Basebol, o que lhe fez perder a visão do olho direito, mantendo-o sempre semicerrado,o que lhe dava o aspecto de estar sonolento sempre. Além disso, o apelido adveio da sua habilidade de dormir em pé. Não era lá um, Guitarrista virtuoso, mas dedicou-se bastante às suas habilidades vocais. Big Bill Broonzy chamava o estilo de John Estes cantar como "chorando" o blues, devido a sua qualidade emocional. Com isso, demonstrou a todos que Blues não seriam restritos apenas aos tocadores de guitarras. Na verdade, seu estilo vocal veio da época em que liderava um grupo de trabalho para a manutenção de estradas de ferro. Além do Blues, Sleepy também gravou melodias em algumas faixas de importantes Jug Bands, como por exemplo, Jab Jones Jug Band com o importante bandolinista Yank Rachel, com quem teve uma parceria muito longa. "BLACK MATTIE BLUES&qu

POR QUE TANTOS BLUESMANS CEGOS (BLINDS) ??

por Joka Blues : Blind Willie McTell, Blind Blake, Blind Lemonn Jefferson, Blind Boy Fuller, Blind Willie Johnson,Blind Rev. Gary Davis, Blind Snooks Eaglin , Blind John Henry Arnold; Blind Joe Taggart; Blind Roosevelt Graves... … Após realizar algumas pesquisas, eu particulamente estou convencido do seguinte: Há de se buscar o lapso de tempo em que notadamente apareceram BluesMen Cegos nessas condições. Os Estados Unidos vinham sentindo sintomas de uma grande crise econômica desde 1924. Oficialmente, no dia 29 de outubro de 1929 ocorreu a Quebra da Bolsa de Valores de New York , sendo entendido como o dia em que inicou-se a Grande Depressão nos Estados Unidos. Assim, milhares de acionistas perderam, literalmente, da noite para o dia, grandes somas em dinheiro. Muitos perderam tudo o que tinham. Esta quebra na bolsa de valores de Nova Iorque piorou drasticamente os efeitos da recessão já existente, causando deflação e queda nas taxas de venda de produtos, que por sua vez obrigaram ao

Novos textos estão por vir

Olá grandes amantes do Blues de Raiz! Acho que todos aqui concordam que nos últimos 5 meses do ano as coisas sempre ficam corridas, e eu não sou imune a isso. Nesses 5 meses passados eu estava estudando de mais para concluir meus estudos e justamente por isso, elaborar novos textos e biografias para o blog ficaram praticamente impossíveis. Agora ainda irei estudar muito, e agora para entrar na faculdade. Mas você, querido leitor, não se preocupe, agora que estou me dando umas férias irei reunir os colaboradores para que coloquemos esse projeto pra frente. E você que quer também colaborar, basta entrar em contato comigo. Pra quem não conhece, a idéia do blog é mais formar uma Grande Enciclopédia do que ser um blog propriamente dito. Então você que gosta do blog, assine o feed ou o o Newsletter e ficará sabendo das novidades.   Abraços!