Pular para o conteúdo principal

BLIND WILLIE JOHNSON * 10/07/1902 - † 13/02/1949


"Blind" Willie Johnson (c. 1902-1949), era uns bluesman de Gospel, um dos maiores expoentes de bottleneck guitar, como também uma das mais veneráveis figuras desse estilo musical na época da Grande Depressão.

O ano de 1902 é freqüentemente dado como o seu ano de seu nascimento, mas dados mais recentes, estimativas também, indicam ele pode ter nascido já em 1897. De acordo com fontes diferentes, Johnson nasceu ou em Marlin, Texas ou pelo menos passou parte da infância por lá. Johnson não nasceu cego, devido a um acesso de raiva de sua madrasta, que lançou uma solução de água clorada usada como alvejante de roupa em seu rosto, quando ele tinha 7 anos .

Johnson permaneceu pobre até o fim dos seus dias, pois ganhava a vida como “street singer”, cantando pelas ruas a qualquer preço, a qualquer um que o escutasse. Em 1949 sua casa foi inexplicavelmente incendiada. (alguns dizem que foram membros da Klu Klux Klan que cometeram essa covardia). Sem ter onde ir, Johnson viveu nas ruínas queimadas de sua casa até que, após dormir uma noite gelada num colchão molhado e se cobrindo com Jornais, contraiu pneumonia e morreu, em 1949 em uma rua de Beaumont, no Texas, sem que nenhum hospital o quisesse receber.

Seu talento foi homenageado quando as sondas espaciais Voyager I e II, lançadas ao espaço em 1977, e que foram há pouco mais de três anos atrás os primeiros representantes do gênero humano a deixar o sistema Solar e penetrar no espaço interestelar (nov.2003), carregam um disco analógico contendo imagens e sons da Terra que irão perdurar pelo próximo bilhão de anos, dentre esses sons, está o MOAN BLUES a sua mais aclamada canção, um MOAN BLUES (gemido) de título DARK WAS THE NIGHT-COLD WAS THE GROUND, sobre a Crucificação de Jesus gravada por Johnson em 1927, com sua guitarra e seu lamento. Uma eterna homenagem da NASA para o genial músico.

"MOTHER CHILDREN HAVE A HARD TIME" BLIND WILLIE JONHSON
(Gravação original de 03/12/1927 em Dallas, Texas)

Escute Aqui!

Well, well, well, ah.
A motherless children have a hard time.
Motherless children have a hard time, Mother's dead.
They'll not have anywhere to go,
Wanderin around from door to door.
Have a hard time.

Nobody on Earth can take a mother's place when, when Mother is dead, Lord.
Nobody on Earth takes Mother's place when, Mother's dead.
Nobody on Earth takes Mother's place,
When you were startin, paved the way.
Nobody treats you like Mother will when.

Your wife or husband may be good to you, when Mother is dead, Lord.
They'll be good to you, Mother's dead.
A wife or a husband may be good to you,
But, better than nothing has proved untrue.
Nobody treats you like Mother will when, when Mother is dead, Lord.

Lord, Lord, Lord. Yeah, well, ah. Well, some people say that Sister will do, when Mother is dead.
That Sister will do when Mother's dead.
Some people say that Sister will do,
But, as soon as she's married, she turn her back on you.
Nobody treats you like Mother will.

And Father will do the best he can, when Mother is dead, Lord.
Well, the best he can when Mother is dead.
Father will do the best he can,
So many things a father can't understand.
Nobody treats you like Mother will.

A motherless children have a hard time, when Mother is dead, Lord.
Motherless children have a hard time, mother's dead.
They'll not have anywhere to go,
Wanderin around from door to door.
Have a hard time.

Dark was the Night - Cold was the Ground
Façam silêncio... cliquem e ouçam essa maravilha nessa Genial montagem feita no You Tube... O Blues na sua mais pura essência... o gemido, a voz... a guitarra. Essa é a obra mais aclamada desse GENIAL Willie Johnson.



por: JoKa Blues

Comentários

Thiago ZuK disse…
que diabos é bottleneck guitar??

Postagens mais visitadas deste blog

POR QUE TANTOS BLUESMANS CEGOS (BLINDS) ??

por Joka Blues : Blind Willie McTell, Blind Blake, Blind Lemonn Jefferson, Blind Boy Fuller, Blind Willie Johnson,Blind Rev. Gary Davis, Blind Snooks Eaglin , Blind John Henry Arnold; Blind Joe Taggart; Blind Roosevelt Graves... … Após realizar algumas pesquisas, eu particulamente estou convencido do seguinte: Há de se buscar o lapso de tempo em que notadamente apareceram BluesMen Cegos nessas condições. Os Estados Unidos vinham sentindo sintomas de uma grande crise econômica desde 1924. Oficialmente, no dia 29 de outubro de 1929 ocorreu a Quebra da Bolsa de Valores de New York , sendo entendido como o dia em que inicou-se a Grande Depressão nos Estados Unidos. Assim, milhares de acionistas perderam, literalmente, da noite para o dia, grandes somas em dinheiro. Muitos perderam tudo o que tinham. Esta quebra na bolsa de valores de Nova Iorque piorou drasticamente os efeitos da recessão já existente, causando deflação e queda nas taxas de venda de produtos, que por sua vez obrigaram ao

JOHN "SLEEPY" ESTES - * 25/01/1899 † 05/06/1977

John Estes recebeu o apelido “Sleepy" (Dorminhoco) devido ao fato de que, quando criança, recebeu um golpe no olho de uma bola de Basebol, o que lhe fez perder a visão do olho direito, mantendo-o sempre semicerrado,o que lhe dava o aspecto de estar sonolento sempre. Além disso, o apelido adveio da sua habilidade de dormir em pé. Não era lá um, Guitarrista virtuoso, mas dedicou-se bastante às suas habilidades vocais. Big Bill Broonzy chamava o estilo de John Estes cantar como "chorando" o blues, devido a sua qualidade emocional. Com isso, demonstrou a todos que Blues não seriam restritos apenas aos tocadores de guitarras. Na verdade, seu estilo vocal veio da época em que liderava um grupo de trabalho para a manutenção de estradas de ferro. Além do Blues, Sleepy também gravou melodias em algumas faixas de importantes Jug Bands, como por exemplo, Jab Jones Jug Band com o importante bandolinista Yank Rachel, com quem teve uma parceria muito longa. "BLACK MATTIE BLUES&qu

Novos textos estão por vir

Olá grandes amantes do Blues de Raiz! Acho que todos aqui concordam que nos últimos 5 meses do ano as coisas sempre ficam corridas, e eu não sou imune a isso. Nesses 5 meses passados eu estava estudando de mais para concluir meus estudos e justamente por isso, elaborar novos textos e biografias para o blog ficaram praticamente impossíveis. Agora ainda irei estudar muito, e agora para entrar na faculdade. Mas você, querido leitor, não se preocupe, agora que estou me dando umas férias irei reunir os colaboradores para que coloquemos esse projeto pra frente. E você que quer também colaborar, basta entrar em contato comigo. Pra quem não conhece, a idéia do blog é mais formar uma Grande Enciclopédia do que ser um blog propriamente dito. Então você que gosta do blog, assine o feed ou o o Newsletter e ficará sabendo das novidades.   Abraços!