Pular para o conteúdo principal

A Canção "Dixieland"

O que significa Dixieland?? Era o apelido dos Estados Sulistas cuja origem ainda permanece obscura. Alguns defendem a tese de que o nome Dixieland derivaria da Nota de 10 dólares que tinham curso livre nos Bancos da Lousiana e tinham estampado o nome DIX (Dez em Francês). Estas notas são agora altamente procuradas pelo seu valor numismático. As notas eram conhecidas como " Dixies " por sulistas de língua inglesa. A área ao redor de New Orleans e as partes que falavam o idioma Cajun da Louisiana chegou a ser conhecida como " Dixieland ", que aos poucos passou a ser admitida pelo resto dos Estados Confederados do Sul .

"I Wish I Was in Dixie " é uma canção popular sobre o Sul. Foi escrito por compositor Daniel Emmett e publicou em 1859. Um troupe de trovadores espetáculo com os rostos pintados de negro, ao estilo "blackface" debutou a canção que mesmo ano em Cidade de New York. Como com outros números de espetáculo desses trovadores, a canção tratava de assuntos de escravidão e foi executada em exagerado Black English Vernacular. A canção provou ser extremamente popular e se tornou extensamente conhecida simplesmente como " Dixie ", assim como "Dixieland"

Os Estados Confederados da América (Sul) adotaram a canção como seu hino não oficial durante a guerra civil americana. Isto e as origens dos trovadores, criaram uma forte associação de " Dixie " com o "Old South", resultando que a canção foi vista pelos adversários como ofensiva e racista.

Aqui os amigos poderão ouvir e lembrar de que estamos falando. Mas que tem isso a ver com os Root Blues??? Fácil!!! A derrocada do Sul, a libertação dos escravos e a sua marginalização nos Guetos deram então origem aos cantores de Rua, que trouxeram sua melodia e música anteriormente confinada às plantações de algodão para as ruas, em suas formas mais variadas, resultando nos Blues que hoje ouvimos e nos deliciamos.

DIXIE BY THE METROPOLITAN MIXED CHORUS
com Frank Stanley, Ada Jones, e Billy Murray - Gravação de 1916



Dixie's Land
by Daniel Emmett

I wish I was in the land of cotton,
Old times there are not forgotten;
Look away! Look away! Look away, Dixie's Land!
In Dixie's Land where I was born in,
Early on one frosty morning,
Look away! Look away! Look away, Dixie's Land!

Then I wish I was in Dixie! Hooray! Hooray!
In Dixie's Land I'll take my stand, to live and die in Dixie!
Away! Away! Away down South in Dixie!
Away! Away! Away down South in Dixie!

Old Missus married "Will the Weaver";
William was a gay deceiver!
Look away! Look away! Look away, Dixie's Land!
But when he put his arm around her,
Smiled as fierce as a forty-pounder!
Look away! Look away! Look away, Dixie's Land!

His face was sharp as a butcher's cleaver;
But that did not seem to grieve her!
Look away! Look away! Look away, Dixie's Land!
Old Missus acted the foolish part
And died for a man that broke her heart!
Look away! Look away! Look away, Dixie's Land!

Now here's a health to the next old missus
And all the gals that want to kiss us!
Look away! Look away! Look away, Dixie's Land!
But if you want to drive away sorrow,
Come and hear this song tomorrow!
Look away! Look away! Look away, Dixie's Land!

por: JoKa Blues

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POR QUE TANTOS BLUESMANS CEGOS (BLINDS) ??

por Joka Blues : Blind Willie McTell, Blind Blake, Blind Lemonn Jefferson, Blind Boy Fuller, Blind Willie Johnson,Blind Rev. Gary Davis, Blind Snooks Eaglin , Blind John Henry Arnold; Blind Joe Taggart; Blind Roosevelt Graves... … Após realizar algumas pesquisas, eu particulamente estou convencido do seguinte: Há de se buscar o lapso de tempo em que notadamente apareceram BluesMen Cegos nessas condições. Os Estados Unidos vinham sentindo sintomas de uma grande crise econômica desde 1924. Oficialmente, no dia 29 de outubro de 1929 ocorreu a Quebra da Bolsa de Valores de New York , sendo entendido como o dia em que inicou-se a Grande Depressão nos Estados Unidos. Assim, milhares de acionistas perderam, literalmente, da noite para o dia, grandes somas em dinheiro. Muitos perderam tudo o que tinham. Esta quebra na bolsa de valores de Nova Iorque piorou drasticamente os efeitos da recessão já existente, causando deflação e queda nas taxas de venda de produtos, que por sua vez obrigaram ao

JOHN "SLEEPY" ESTES - * 25/01/1899 † 05/06/1977

John Estes recebeu o apelido “Sleepy" (Dorminhoco) devido ao fato de que, quando criança, recebeu um golpe no olho de uma bola de Basebol, o que lhe fez perder a visão do olho direito, mantendo-o sempre semicerrado,o que lhe dava o aspecto de estar sonolento sempre. Além disso, o apelido adveio da sua habilidade de dormir em pé. Não era lá um, Guitarrista virtuoso, mas dedicou-se bastante às suas habilidades vocais. Big Bill Broonzy chamava o estilo de John Estes cantar como "chorando" o blues, devido a sua qualidade emocional. Com isso, demonstrou a todos que Blues não seriam restritos apenas aos tocadores de guitarras. Na verdade, seu estilo vocal veio da época em que liderava um grupo de trabalho para a manutenção de estradas de ferro. Além do Blues, Sleepy também gravou melodias em algumas faixas de importantes Jug Bands, como por exemplo, Jab Jones Jug Band com o importante bandolinista Yank Rachel, com quem teve uma parceria muito longa. "BLACK MATTIE BLUES&qu

Novos textos estão por vir

Olá grandes amantes do Blues de Raiz! Acho que todos aqui concordam que nos últimos 5 meses do ano as coisas sempre ficam corridas, e eu não sou imune a isso. Nesses 5 meses passados eu estava estudando de mais para concluir meus estudos e justamente por isso, elaborar novos textos e biografias para o blog ficaram praticamente impossíveis. Agora ainda irei estudar muito, e agora para entrar na faculdade. Mas você, querido leitor, não se preocupe, agora que estou me dando umas férias irei reunir os colaboradores para que coloquemos esse projeto pra frente. E você que quer também colaborar, basta entrar em contato comigo. Pra quem não conhece, a idéia do blog é mais formar uma Grande Enciclopédia do que ser um blog propriamente dito. Então você que gosta do blog, assine o feed ou o o Newsletter e ficará sabendo das novidades.   Abraços!