Pular para o conteúdo principal

CHARLIE PATTON *AROUND 04/1891 †28/04/1934


Charlie Patton, também conhecido por Charley Patton é considerado um dos primeiros bluesman a fazer sucesso no blues e um dos pioneiros do estilo Delta Blues.

Patton nasceu em Hindy County, no Mississippi em abril de 1891. Em 1900 sua família se mudou 100 milhas ao norte da lendária Dockery Plantation, uma plantação de milho e extração de madeira com 10.000 acres, conhecida pelo tamanho e por ser o berço dos maiores nomes do Delta Blues.

Nasceram ou moraram nessa fazenda, além de Patton, Robert Johnson, Howlin' Wolf, David "Honeyboy" Edwards, Son House, Willie Brown e outros inúmeros nomes menos conhecidos. Foi nessa época que Patton conheceu Henry Sloan, que veio a ser seu tutor no violão e tinha um estilo diferente de tocar, que pode ser considerado antecessor do blues. Charley Patton acompanhou Sloan até seus 19 anos, época em que começou a compor suas canções, entre elas a famosa "Pony Blues", que se tornou um ícone da época. Ele usava com freqüência o slide, estilo que o destacou no Delta Blues e suas letras não tratavam apenas de relacionamentos amorosos mal-sucedidos. Ele também falava sobre prisão (High Sheriff Blues), a natureza (High Water Blues) e a moralidade (Oh Death).

Patton se tornou extremamente popular no sul dos EUA, e diferentemente da maioria dos músicos de blues itinerantes, ele freqüentemente era convidado para tocar em fazendas e tavernas. E muito antes de Jimi Hendrix impressionar as platéias com suas performances, Charley Patton já fazia seu show e agitava a platéia tocando o violão entre suas pernas, por trás da cabeça e nas costas. Apesar de ser um homem com pouca estatura, sua voz, curtida em muito whisky e cigarro, podia ser ouvida de longe, sem amplificação. Esse estilo de cantar também pode ser observado na voz de um de seus célebres alunos: Howlin' Wolf.

Suas primeiras gravações foram feitas em junho de 1929 para o selo Paramount. Devido ao grande sucesso, quatro meses depois ele foi novamente convidado a gravar pelo selo.

Ele também definiu o estilo de vida do blueman do delta: bebia e fumava excessivamente, dizia que teve um total de oito esposas, foi preso pelo menos uma vez e viajava com freqüência, nunca ficando por muito tempo no mesmo lugar.

Charley Patton morreu em abril de 1934 de problemas cardíacos, embora alguns rumores apontavam como assassinato. Ele fez um retrato de sua vida na canção "Elder Green Blues": "I like to fuss and fight/Lord, and get sloppy drunk off a bottle and ball/And walk the streets all night."

Fonte: http://www.blueseveryday.blogspot.com

SCREAMIN' AND HOLLERIN' THE BLUES

Charlie Patton, o grande "fundador" do DELTA BLUES ... é uma gravação original, feita em Richmond, Indiana, em 14/06/29.

SCREAMIN' AND HOLLERIN' THE BLUES by Charley Patton
Baixe Aqui!

On a high hill, mama,
Natchez
just below
Jackson on a high hill, mama, Natchez just below
(spoken ...
I ever get back home, I won't be back no more
Oh, my mama's gettin' old, her head is turnin' gray
My mama's getting old, her head is turnin' gray
Don't you know it'll break her heart, know, my livin' this-a way?
Ever woke up in the mornin',
jinx
all around your bed?
Ever woke up in the mornin', jinx all around your bed?
(spoken: Children, I know how it is, baby)
Turned my face to the wall and I didn't have a word to say
No use a-hollerin', no use a-screamin' and cryin'
No use a-hollerin', no use a-screamin' and cryin'
For you know you got a home, mama, long as I got mine
Hey, Lord have mercy on my wicked soul
Oh, Lord have mercy on my wicked soul
(spoken: You know I wouldn't mistreat you!)
I wouldn't mistreat you, baby, for my weight in gold
Oh, goin' away, baby, don't you wanna go?
I'm goin' away, mama, don't you wanna go?
(spoken: I know you wanna go, baby!)
Take God to tell when I'll be back here anymore

por: JoKa Blues

Comentários

Cauê disse…
Fala Spider,putz, teu blog tá demais cara, é um kmonstro atrás de outro.
The Founder of the Delta, esse é o cara.

Não vais me dizer que o próximo post é sobre o Henry Sloan, aí f...(rsrsrs).

Essa fazenda, Dockery Plantation, deve ter algum mistério muito forte. Vamos pesquisar sobre ela?

Muito bom o blog, bicho.

Ah, lembra daquele fastama da foto?
Olha só:www.almablues.blogspot.com

Abração.
Cauê disse…
"Fastama" é sacanagem(rsrsrs),
quis dizer "fantasma".
spiderlucasssss disse…
Obrigado pelos elogios, ainda virão mais monstros heheheh

Pois eh cara essa fazenda é abençoada ehehehehe


Vou dar uma pesquisada sim.

to indo pro seu blog comentar lah =D

Abraços!

Postagens mais visitadas deste blog

JOHN "SLEEPY" ESTES - * 25/01/1899 † 05/06/1977

John Estes recebeu o apelido “Sleepy" (Dorminhoco) devido ao fato de que, quando criança, recebeu um golpe no olho de uma bola de Basebol, o que lhe fez perder a visão do olho direito, mantendo-o sempre semicerrado,o que lhe dava o aspecto de estar sonolento sempre. Além disso, o apelido adveio da sua habilidade de dormir em pé. Não era lá um, Guitarrista virtuoso, mas dedicou-se bastante às suas habilidades vocais. Big Bill Broonzy chamava o estilo de John Estes cantar como "chorando" o blues, devido a sua qualidade emocional. Com isso, demonstrou a todos que Blues não seriam restritos apenas aos tocadores de guitarras. Na verdade, seu estilo vocal veio da época em que liderava um grupo de trabalho para a manutenção de estradas de ferro. Além do Blues, Sleepy também gravou melodias em algumas faixas de importantes Jug Bands, como por exemplo, Jab Jones Jug Band com o importante bandolinista Yank Rachel, com quem teve uma parceria muito longa. "BLACK MATTIE BLUES&qu

POR QUE TANTOS BLUESMANS CEGOS (BLINDS) ??

por Joka Blues : Blind Willie McTell, Blind Blake, Blind Lemonn Jefferson, Blind Boy Fuller, Blind Willie Johnson,Blind Rev. Gary Davis, Blind Snooks Eaglin , Blind John Henry Arnold; Blind Joe Taggart; Blind Roosevelt Graves... … Após realizar algumas pesquisas, eu particulamente estou convencido do seguinte: Há de se buscar o lapso de tempo em que notadamente apareceram BluesMen Cegos nessas condições. Os Estados Unidos vinham sentindo sintomas de uma grande crise econômica desde 1924. Oficialmente, no dia 29 de outubro de 1929 ocorreu a Quebra da Bolsa de Valores de New York , sendo entendido como o dia em que inicou-se a Grande Depressão nos Estados Unidos. Assim, milhares de acionistas perderam, literalmente, da noite para o dia, grandes somas em dinheiro. Muitos perderam tudo o que tinham. Esta quebra na bolsa de valores de Nova Iorque piorou drasticamente os efeitos da recessão já existente, causando deflação e queda nas taxas de venda de produtos, que por sua vez obrigaram ao

Novos textos estão por vir

Olá grandes amantes do Blues de Raiz! Acho que todos aqui concordam que nos últimos 5 meses do ano as coisas sempre ficam corridas, e eu não sou imune a isso. Nesses 5 meses passados eu estava estudando de mais para concluir meus estudos e justamente por isso, elaborar novos textos e biografias para o blog ficaram praticamente impossíveis. Agora ainda irei estudar muito, e agora para entrar na faculdade. Mas você, querido leitor, não se preocupe, agora que estou me dando umas férias irei reunir os colaboradores para que coloquemos esse projeto pra frente. E você que quer também colaborar, basta entrar em contato comigo. Pra quem não conhece, a idéia do blog é mais formar uma Grande Enciclopédia do que ser um blog propriamente dito. Então você que gosta do blog, assine o feed ou o o Newsletter e ficará sabendo das novidades.   Abraços!