quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

LEADBELLY - * 29/01/1888 † 06/12/1949


Lead Belly, nome artístico de Hudy William Ledbetter, (Mooringsport, Luisiana, 29 de janeiro de 1888 — Nova Iorque, 6 de dezembro de 1949) foi um Bluesman, um dos pioneiros do chamado "blues rural" surgiu na década de 1920 com riffs secos em seu violão, e alguns arranjos com gaita.

Ele foi o Bluesman preferido da polícia: foi acusado de homicídio e passou algumas temporadas na prisão. Aos 10 anos ganhou um acordeon e aos 13 já tocava em bailes da região. Ele dizia: "os franceses da Louisiana gostavam de acordeon, nós, negros, gostávamos mesmo de violão. Então eu tocava os dois e ficava numa boa!". Como praticamente todos os negros do campo, Leadbelly colhia algodão e cuidava de gado durante a semana. Ele mesmo admitia ser "um menino terrível": Aos 15 anos foi acusado de engravidar a filha de um vizinho, um ano depois, a mesma menina, solteira, engravidou de novo e Leadbelly teve que fugir dali: armou-se com um violão e uma Colt (sim, aos 16 ele tinha um revolver!) e foi tentar a vida na cidade grande, Dallas!
Sua vida na cidade, a principio, não era tão diferente: trabalhava nas fazenda na época da colheita e nos clubes e bordeis na época do plantio. Porem, sua "maldição" era forte: em um baile, envolveu-se numa briga e seu oponente além de abrir-lhe a cabeça com uma garrafa, desenhou no seu pescoço um colar que ficou ali marcado pelo resto da sua vida.

No entanto, Leadbelly também tinha seus “pecados” ... Contumaz conquistador, seduziu quase todas as mulheres que conheceu. Uma vez, ao levar um NÃO de uma moça, resolveu estupra-la e por isso teve sua primeira condenação a cadeia (onde no terceiro dia, fugiu por uma plantação). Em outra ocasião, enquanto Lead atravessava um rio com dois companheiros, uma discussão se iniciou e um deles disse que ele teria visto as "partes" da mulher do outro: Sem pensar duas vezes, Leadbelly sacou a arma e lhe deu um tiro na testa: Isso custaria a ele 30 anos de prisão de trabalhos forçados em 1917 na Huntsville, Texas' Shaw State Prison Farm.
Após sete anos de cadeia, conseguiu sua liberdade após fazer uma apelação com um Blues ao Governador Patrick Neff, nessa canção:

Please, Governor Neff, Be good 'n' kind
Have mercy on my great long time...
I don't see to save my soul
If I don't get a pardon, try me on a parole...
If I had you, Governor Neff, like you got me
I'd wake up in the mornin' and I'd set you free

Infelizmente, não foi gravada e não existe registro musical dela. No entanto, no ano de 1930 ele foi preso e condenado por tentativa de homicídio (caramba, que cara tranqueira, sô !!) e foi conduzido para a Louisiana State Penitentiary em Julho de 1933, quando foi descoberto pelos irmãos Alan e John Lomax. Os irmãos Lomax participavam de uma empreitada patrocinada pelo Governo dos EUA, para descobrirem melodias, cânticos, e o que mais houvesse que pudesse enriquecer o acervo histórico e folclórico da Biblioteca do Congresso Americano.

Os Irmãos Lomax se convenceram que Leadbelly foi um achado especial, e gravaram dele centenas de canções . Quando voltaram em 1934, LeadBelly falou-lhes se seria possível conseguir o seu perdão, e os Lomaxes concordaram que ele fizesse uma gravação de uma das suas mais favoritas canções, Goodnight Irene e a apresentaram ao Governador Oscar Kelly Allen no dia primeiro de Julho. No dia 1 de Agosto, Leadbelly obteve seu perdão.

GOODNIGHT IRENE (Versão Leadbelly) - 1934

Baixe Aqui!

letra:
"Irene, goodnight, Irene, goodnight,
Goodnight, Irene, goodnight, Irene,
I'll get you in my dreams
I asked your mother for you
(What'd she tell him?)
She told me that you was too young
(She's 18 years old)
I wish the lord that I'd never seen your face
I'm sorry you ever was born
(It broke his heart!)
Irene, goodnight, Irene, goodnight,
Goodnight, Irene, goodnight, Irene,
I'll get you in my dreams
Sometimes I live in the country,
Sometimes I live in town,
Sometimes I have a great notion;
Jumpin' in into the river and drown
Irene, goodnight, Irene, goodnight
Goodnight, Irene, goodnight, Irene
I'll get you in my dreams
Stop ramblin', and stop gamblin',
Quit stayin' out late at night
(What are ya gonna do?)
Go home to your wife and your family
(Where you oughta be,)
And sit down out by the fireside bright
(And people come at night)
Irene, goodnight, Irene, goodnight,
Goodnight, Irene, goodnight, Irene,
I'll get you in my dreams
I love Irene, god knows I do
(Too late)
Love her until the sea run dry
If Irene turns her back on me
(Whatcha gonna do?)
I'm gonna take a morphine and die
(She said, "go ahead and kill yourself then!")
Irene, goodnight, Irene, goodnight,
Goodnight, Irene, goodnight, Irene,
I'll get you in my dreams"

Vídeo: "Pick Of Bale of Cotton" Leadbelly (1945)



por: JoKa Blues

Nenhum comentário:

Seguidores deste Blog