Pular para o conteúdo principal

LEADBELLY - * 29/01/1888 † 06/12/1949


Lead Belly, nome artístico de Hudy William Ledbetter, (Mooringsport, Luisiana, 29 de janeiro de 1888 — Nova Iorque, 6 de dezembro de 1949) foi um Bluesman, um dos pioneiros do chamado "blues rural" surgiu na década de 1920 com riffs secos em seu violão, e alguns arranjos com gaita.

Ele foi o Bluesman preferido da polícia: foi acusado de homicídio e passou algumas temporadas na prisão. Aos 10 anos ganhou um acordeon e aos 13 já tocava em bailes da região. Ele dizia: "os franceses da Louisiana gostavam de acordeon, nós, negros, gostávamos mesmo de violão. Então eu tocava os dois e ficava numa boa!". Como praticamente todos os negros do campo, Leadbelly colhia algodão e cuidava de gado durante a semana. Ele mesmo admitia ser "um menino terrível": Aos 15 anos foi acusado de engravidar a filha de um vizinho, um ano depois, a mesma menina, solteira, engravidou de novo e Leadbelly teve que fugir dali: armou-se com um violão e uma Colt (sim, aos 16 ele tinha um revolver!) e foi tentar a vida na cidade grande, Dallas!
Sua vida na cidade, a principio, não era tão diferente: trabalhava nas fazenda na época da colheita e nos clubes e bordeis na época do plantio. Porem, sua "maldição" era forte: em um baile, envolveu-se numa briga e seu oponente além de abrir-lhe a cabeça com uma garrafa, desenhou no seu pescoço um colar que ficou ali marcado pelo resto da sua vida.

No entanto, Leadbelly também tinha seus “pecados” ... Contumaz conquistador, seduziu quase todas as mulheres que conheceu. Uma vez, ao levar um NÃO de uma moça, resolveu estupra-la e por isso teve sua primeira condenação a cadeia (onde no terceiro dia, fugiu por uma plantação). Em outra ocasião, enquanto Lead atravessava um rio com dois companheiros, uma discussão se iniciou e um deles disse que ele teria visto as "partes" da mulher do outro: Sem pensar duas vezes, Leadbelly sacou a arma e lhe deu um tiro na testa: Isso custaria a ele 30 anos de prisão de trabalhos forçados em 1917 na Huntsville, Texas' Shaw State Prison Farm.
Após sete anos de cadeia, conseguiu sua liberdade após fazer uma apelação com um Blues ao Governador Patrick Neff, nessa canção:

Please, Governor Neff, Be good 'n' kind
Have mercy on my great long time...
I don't see to save my soul
If I don't get a pardon, try me on a parole...
If I had you, Governor Neff, like you got me
I'd wake up in the mornin' and I'd set you free

Infelizmente, não foi gravada e não existe registro musical dela. No entanto, no ano de 1930 ele foi preso e condenado por tentativa de homicídio (caramba, que cara tranqueira, sô !!) e foi conduzido para a Louisiana State Penitentiary em Julho de 1933, quando foi descoberto pelos irmãos Alan e John Lomax. Os irmãos Lomax participavam de uma empreitada patrocinada pelo Governo dos EUA, para descobrirem melodias, cânticos, e o que mais houvesse que pudesse enriquecer o acervo histórico e folclórico da Biblioteca do Congresso Americano.

Os Irmãos Lomax se convenceram que Leadbelly foi um achado especial, e gravaram dele centenas de canções . Quando voltaram em 1934, LeadBelly falou-lhes se seria possível conseguir o seu perdão, e os Lomaxes concordaram que ele fizesse uma gravação de uma das suas mais favoritas canções, Goodnight Irene e a apresentaram ao Governador Oscar Kelly Allen no dia primeiro de Julho. No dia 1 de Agosto, Leadbelly obteve seu perdão.

GOODNIGHT IRENE (Versão Leadbelly) - 1934

Baixe Aqui!

letra:
"Irene, goodnight, Irene, goodnight,
Goodnight, Irene, goodnight, Irene,
I'll get you in my dreams
I asked your mother for you
(What'd she tell him?)
She told me that you was too young
(She's 18 years old)
I wish the lord that I'd never seen your face
I'm sorry you ever was born
(It broke his heart!)
Irene, goodnight, Irene, goodnight,
Goodnight, Irene, goodnight, Irene,
I'll get you in my dreams
Sometimes I live in the country,
Sometimes I live in town,
Sometimes I have a great notion;
Jumpin' in into the river and drown
Irene, goodnight, Irene, goodnight
Goodnight, Irene, goodnight, Irene
I'll get you in my dreams
Stop ramblin', and stop gamblin',
Quit stayin' out late at night
(What are ya gonna do?)
Go home to your wife and your family
(Where you oughta be,)
And sit down out by the fireside bright
(And people come at night)
Irene, goodnight, Irene, goodnight,
Goodnight, Irene, goodnight, Irene,
I'll get you in my dreams
I love Irene, god knows I do
(Too late)
Love her until the sea run dry
If Irene turns her back on me
(Whatcha gonna do?)
I'm gonna take a morphine and die
(She said, "go ahead and kill yourself then!")
Irene, goodnight, Irene, goodnight,
Goodnight, Irene, goodnight, Irene,
I'll get you in my dreams"

Vídeo: "Pick Of Bale of Cotton" Leadbelly (1945)



por: JoKa Blues

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POR QUE TANTOS BLUESMANS CEGOS (BLINDS) ??

por Joka Blues : Blind Willie McTell, Blind Blake, Blind Lemonn Jefferson, Blind Boy Fuller, Blind Willie Johnson,Blind Rev. Gary Davis, Blind Snooks Eaglin , Blind John Henry Arnold; Blind Joe Taggart; Blind Roosevelt Graves... … Após realizar algumas pesquisas, eu particulamente estou convencido do seguinte: Há de se buscar o lapso de tempo em que notadamente apareceram BluesMen Cegos nessas condições. Os Estados Unidos vinham sentindo sintomas de uma grande crise econômica desde 1924. Oficialmente, no dia 29 de outubro de 1929 ocorreu a Quebra da Bolsa de Valores de New York , sendo entendido como o dia em que inicou-se a Grande Depressão nos Estados Unidos. Assim, milhares de acionistas perderam, literalmente, da noite para o dia, grandes somas em dinheiro. Muitos perderam tudo o que tinham. Esta quebra na bolsa de valores de Nova Iorque piorou drasticamente os efeitos da recessão já existente, causando deflação e queda nas taxas de venda de produtos, que por sua vez obrigaram ao

JOHN "SLEEPY" ESTES - * 25/01/1899 † 05/06/1977

John Estes recebeu o apelido “Sleepy" (Dorminhoco) devido ao fato de que, quando criança, recebeu um golpe no olho de uma bola de Basebol, o que lhe fez perder a visão do olho direito, mantendo-o sempre semicerrado,o que lhe dava o aspecto de estar sonolento sempre. Além disso, o apelido adveio da sua habilidade de dormir em pé. Não era lá um, Guitarrista virtuoso, mas dedicou-se bastante às suas habilidades vocais. Big Bill Broonzy chamava o estilo de John Estes cantar como "chorando" o blues, devido a sua qualidade emocional. Com isso, demonstrou a todos que Blues não seriam restritos apenas aos tocadores de guitarras. Na verdade, seu estilo vocal veio da época em que liderava um grupo de trabalho para a manutenção de estradas de ferro. Além do Blues, Sleepy também gravou melodias em algumas faixas de importantes Jug Bands, como por exemplo, Jab Jones Jug Band com o importante bandolinista Yank Rachel, com quem teve uma parceria muito longa. "BLACK MATTIE BLUES&qu

Novos textos estão por vir

Olá grandes amantes do Blues de Raiz! Acho que todos aqui concordam que nos últimos 5 meses do ano as coisas sempre ficam corridas, e eu não sou imune a isso. Nesses 5 meses passados eu estava estudando de mais para concluir meus estudos e justamente por isso, elaborar novos textos e biografias para o blog ficaram praticamente impossíveis. Agora ainda irei estudar muito, e agora para entrar na faculdade. Mas você, querido leitor, não se preocupe, agora que estou me dando umas férias irei reunir os colaboradores para que coloquemos esse projeto pra frente. E você que quer também colaborar, basta entrar em contato comigo. Pra quem não conhece, a idéia do blog é mais formar uma Grande Enciclopédia do que ser um blog propriamente dito. Então você que gosta do blog, assine o feed ou o o Newsletter e ficará sabendo das novidades.   Abraços!