Pular para o conteúdo principal

LEROY CARR - * 27/03/1905 - † 29/03/1935


O termo "urban blues" é usualmente aplicado para a música das Bandas de Blues do Pós 2ª Guerra, mas um dos criadores do gênero na época do formato “pre-electric” foi o pianista Leroy Carr. Fazendo um time com o grande Guitarrista Scrapper Blackwell em Indianapolis, Carr tornou-se um dos “top blues stars” em seus dias, compondo e gravando quase que 200 peças durante sua curta vida, onde inclui-se classicos como "How Long, How Long," "Prison Bound Blues," "When the Sun Goes Down," e "Blues Before Sunrise." Suas letras de Blues eram expressivas e eocativas, gravadas apenas com piano e guitarra.

Nascido em Nashville, no Tennessee, Leroy Carr mudou-se para Indianapolis ainda criança. Ainda na adolescência, aprendeu por si só a tocar piano. Abandonou a escola nos seus 15 anos e durante os anos seguintes, passou a tocar piano, tendo uma vida pelas ruas. Carr vagou em direção a Indianapolis, onde encontrou e conheceu em 1928 o guitarrista Scrapper Blackwell. A dupla começou a realizar curtas performances para depois gravar na Vocalion, com a canção "How Long How Long Blues" antes do ano terminar, que se tornou um HIT de vendas. Nos sete anos seguitnes, Carr e Blackwell gravaram canções clássicas na Vocalion, onde se destacam "Midnight Hour Blues," "Blues Before Sunrise," "Hurry Down Sunshine," "Shady Lane Blues” e muitas outras. No início dos anos 30, Carr foi um dos mais polulares bluesmen da América. No entanto, enquanto teve uma carreira profissional de sucesso sua vida pessoal foi totalmente fora de controle por ter sucumbido ao alcolismo. Morreu em março de 1935, tendo vivido somente 30 anos, mas foram marcantes pois influenciou outros Bluesmen como T-Bone Walker, Otis Spann e Champion Jack Dupree.

"HOW LONG, HOW LONG BLUES" - LEROY CARR
(Gravação Original feita Vocalion Studios, no dia 16 de Junho de 1928, Indianapolis, IL – Registro IND-624 , onde Leroy Carr canta e toca piano ... delicia de canção !!
)
Baixe Aqui!

How long, how long, has that evenin' train been gone?
How long, how long, baby how long.

Heard the whistle blowin', couldn't see the train
Way down in my heart I had an achin' pain.
How long, How long, how long.

If I could holler like a mountain jack
I'd go up on the mountain and call my baby back.

I went up on the mounytain, looked as far as I could see
The man had my woman and the blues had poor me.

I can see the green grass growin' on the hill
But I ain't seen the green grass on a dollar bill.

I'm goin' down to Georgia, been up in Tennessee
So look me over baby, last you'll see of me.

The brook runs into the river, river runs into the sea
If I don'r run into my baby, a train is goin' to run into me.


"WHEN THE SUN GOES DOWN" - LEROY CARR
(Gravação original na Bluebird registro 85496-1, 25 Fevereiro de 1935, Chicago
)
Baixe Aqui!


In the evening, mama
When the sun goes down
In the evening, baby
When the sun goes down
Well, ain't it lonesome
Ain't it lonesome, babe
When your love is not around?
When the sun goes down

Last night, I laid a-sleeping
I was thinking to myself
Last night, I laid a-sleeping
I was thinking to myself
Well, what I been thinking
Is why that the one that you love
Will mistreat you for someone else?
When the sun goes down

The sun rises in the east
An it sets up in the west
The sun rises in the east, mama
An it set's in the west
Well, it's hard to tell, hard to tell
Which one will treat you the best
When the sun goes down

'Yea-ah'
'Ooo-ee, hoo-wee'
'Yea-ah'
'Hee, hoo-oh'
'Yea-hi'
'Hoo, hoo-eee'

Good-bye old sweetheart and pals
Yes, I'm going away
But I may be back to see you again
Some old rainy day
Well, in the evening, in the evening
When the sun goes down
When the sun goes down

por: JoKa Blues

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JOHN "SLEEPY" ESTES - * 25/01/1899 † 05/06/1977

John Estes recebeu o apelido “Sleepy" (Dorminhoco) devido ao fato de que, quando criança, recebeu um golpe no olho de uma bola de Basebol, o que lhe fez perder a visão do olho direito, mantendo-o sempre semicerrado,o que lhe dava o aspecto de estar sonolento sempre. Além disso, o apelido adveio da sua habilidade de dormir em pé. Não era lá um, Guitarrista virtuoso, mas dedicou-se bastante às suas habilidades vocais. Big Bill Broonzy chamava o estilo de John Estes cantar como "chorando" o blues, devido a sua qualidade emocional. Com isso, demonstrou a todos que Blues não seriam restritos apenas aos tocadores de guitarras. Na verdade, seu estilo vocal veio da época em que liderava um grupo de trabalho para a manutenção de estradas de ferro. Além do Blues, Sleepy também gravou melodias em algumas faixas de importantes Jug Bands, como por exemplo, Jab Jones Jug Band com o importante bandolinista Yank Rachel, com quem teve uma parceria muito longa. "BLACK MATTIE BLUES&qu

POR QUE TANTOS BLUESMANS CEGOS (BLINDS) ??

por Joka Blues : Blind Willie McTell, Blind Blake, Blind Lemonn Jefferson, Blind Boy Fuller, Blind Willie Johnson,Blind Rev. Gary Davis, Blind Snooks Eaglin , Blind John Henry Arnold; Blind Joe Taggart; Blind Roosevelt Graves... … Após realizar algumas pesquisas, eu particulamente estou convencido do seguinte: Há de se buscar o lapso de tempo em que notadamente apareceram BluesMen Cegos nessas condições. Os Estados Unidos vinham sentindo sintomas de uma grande crise econômica desde 1924. Oficialmente, no dia 29 de outubro de 1929 ocorreu a Quebra da Bolsa de Valores de New York , sendo entendido como o dia em que inicou-se a Grande Depressão nos Estados Unidos. Assim, milhares de acionistas perderam, literalmente, da noite para o dia, grandes somas em dinheiro. Muitos perderam tudo o que tinham. Esta quebra na bolsa de valores de Nova Iorque piorou drasticamente os efeitos da recessão já existente, causando deflação e queda nas taxas de venda de produtos, que por sua vez obrigaram ao

Novos textos estão por vir

Olá grandes amantes do Blues de Raiz! Acho que todos aqui concordam que nos últimos 5 meses do ano as coisas sempre ficam corridas, e eu não sou imune a isso. Nesses 5 meses passados eu estava estudando de mais para concluir meus estudos e justamente por isso, elaborar novos textos e biografias para o blog ficaram praticamente impossíveis. Agora ainda irei estudar muito, e agora para entrar na faculdade. Mas você, querido leitor, não se preocupe, agora que estou me dando umas férias irei reunir os colaboradores para que coloquemos esse projeto pra frente. E você que quer também colaborar, basta entrar em contato comigo. Pra quem não conhece, a idéia do blog é mais formar uma Grande Enciclopédia do que ser um blog propriamente dito. Então você que gosta do blog, assine o feed ou o o Newsletter e ficará sabendo das novidades.   Abraços!