Pular para o conteúdo principal

MISSISSIPPI JOHN HURT- *03/07/1893 † 02/11/1966



John Smith Hurt cresceu em Avalon, Mississippi, ele aprendeu a tocar violão aos nove anos de idade. Passou a maior parte de sua juventude tocando músicas antigas para seus amigos, em bailes e ganhando a vida como trabalhador braçal em fazendas da região na década de 1920. Em 1923 ele costumava se apresentar com o músico Willie Narmour (Carroll County Blues) como substituto de seu parceiro regular, Shell Smith.

Quando Narmour teve a chance de gravar pela OKeh Records, ele recomendou John Hurt ao produtor da OKeh Records, Tommy Rockwell. John Hurt participou de duas sessões de gravações, em Memphis e em Nova Iorque. O nome "Mississippi" foi acrescentado pela OKeh como um truque de vendas. Depois do fracasso comercial de seu disco e da gravadora OKeh atravessar dificuldades financeiras devido à Grande Depressão, Hurt retornou a Avalon, trabalhando como lavrador em terras arrendadas e tocando em bailes e festas locais.

Em 1963, contudo, um musicólogo folclórico chamado Tom Hoskins, interessado em suas gravações, foi capaz de localizar John Hurt perto de Avalon, Mississippi. Na verdade, em uma antiga gravação, Hurt cantou "Avalon, minha cidade natal". Hoskins encorajou então Hurt a mudar-se para Washington, DC e reiniciar a sua carreira. Foi muito bem recebido pelo público no Newport Folk Festival, em 1963 e antes de sua morte em 1966 ele fez muita apresentações em faculdades, salas de concertos, bares e no programa de variedades Tonight Show com Johnny Carson, bem como gravou três álbuns pela Vanguard Records. A influência de John Hurt afetou diversos gêneros musicais, inclusive o blues, country, bluegrass, popular e o contemporâneo rock and roll.


"FRANKIE" - MISSISSIPPI JOHN HURT
(Gravação original, 24/02/1928, em Memphis, Tennessee - Registro - 400221-B, Okeh 8560)
Baixe Aqui!

Uma das canções mais populares desse interprete e compositor de Country Blues, é sem duvida essa ... a Historia de Frankie, aquela que todos conheciam como uma boa menina ... Percebam como ele desliza o som... como toca a sua guitarra e a forma de cantar, que o caracteriza em qualquer audição

Frankie was a good girl, everybody know,
she paid one hundred dollars for Albert's suit of clothes
He's her man, but he did her wrong

Frankie went down to the corner saloon, she ordered her a glass of beer,
she asked the barkeeper, "Gas my lovin' Albert been here?"
"He been here, but he's gone again"

"Ain't gonna tell you no story, Frankie, I ain't gonna tell you no lie"
Says, "Albert a-passed about a hour ago, with a girl you call Alice Frye
He's your man, and he's doin' you wrong

Frankie went down to the corner saloon, she didn't go to be gone long
She peeked through keyhole in the door, spied Albert in Alice's arm
He's my man, and you's doin' me wrong

Frankie called Albert, she shot him three or four times,
says, "Stand back, I'm smokin' my gun, let me see is Albert dyin'
He's my man, and he did me wrong"

Frankie and the judge walked outta the stand, and walked out side by side
The judge says, "Frankie, you're gonna be justified,
killin' a man, and he did you wrong"

Frankie was a good girl, everybody know,
she paid one hundred dollars for Albert's suit of clothes
He's her man, but he did her wrong

Said, "Turn me over, mother, turn me over slow,
it may be my last time, you won't turn me no more
He's my man, and he did me wrong"

Says, Frankie was a good girl, everybody know,
she paid one hundred dollars for Albert's suit of clothes
He's her man, but he did her wrong


"STACK’ O LEE BLUES" - MISSISSIPPI JOHN HURT
(Gravação original, 28 de Dezembro de 1928, em New York, NY - Registro – 401481-B, OKEH 8654)
Baixe Aqui!
Uma canção sobre um personagem lendário do Folk Blues...

Police officer, how can it be?
You can 'rest everybody but cruel Stack O' Lee
That bad man, oh, cruel Stack O' Lee
Billy de Lyon told Stack O' Lee, "Please don't take my life,
I got two little babies, and a darlin' lovin' wife"
That bad man, oh, cruel Stack O' Lee
"What I care about you little babies, your darlin' lovin' wife?
You done stole my Stetson
hat, I'm bound to take your life"
That bad man, cruel Stack O' Lee
...with the forty-four
When I spied Billy de Lyon, he was lyin' down on the floor
That bad man, oh cruel Stack O' Lee
"Gentleman's of the jury, what do you think of that?
Stack O' Lee killed Billy de Lyon about a five-dollar Stetson hat"
That bad man, oh, cruel Stack O' Lee
And all they gathered, hands way up high,
at twelve o'clock they killed him, they's all glad to see him die
That bad man, oh, cruel Stack O' Lee

Mississippi John Hurt - Candy Man Blues



Mississippi John Hurt - Irene Goodnight



Outras músicas: -NOBODY'S DIRTY BUSINESS
-LOUIS COLLINS
-AVALON BLUES

por: JoKa Blues

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POR QUE TANTOS BLUESMANS CEGOS (BLINDS) ??

por Joka Blues : Blind Willie McTell, Blind Blake, Blind Lemonn Jefferson, Blind Boy Fuller, Blind Willie Johnson,Blind Rev. Gary Davis, Blind Snooks Eaglin , Blind John Henry Arnold; Blind Joe Taggart; Blind Roosevelt Graves... … Após realizar algumas pesquisas, eu particulamente estou convencido do seguinte: Há de se buscar o lapso de tempo em que notadamente apareceram BluesMen Cegos nessas condições. Os Estados Unidos vinham sentindo sintomas de uma grande crise econômica desde 1924. Oficialmente, no dia 29 de outubro de 1929 ocorreu a Quebra da Bolsa de Valores de New York , sendo entendido como o dia em que inicou-se a Grande Depressão nos Estados Unidos. Assim, milhares de acionistas perderam, literalmente, da noite para o dia, grandes somas em dinheiro. Muitos perderam tudo o que tinham. Esta quebra na bolsa de valores de Nova Iorque piorou drasticamente os efeitos da recessão já existente, causando deflação e queda nas taxas de venda de produtos, que por sua vez obrigaram ao

JOHN "SLEEPY" ESTES - * 25/01/1899 † 05/06/1977

John Estes recebeu o apelido “Sleepy" (Dorminhoco) devido ao fato de que, quando criança, recebeu um golpe no olho de uma bola de Basebol, o que lhe fez perder a visão do olho direito, mantendo-o sempre semicerrado,o que lhe dava o aspecto de estar sonolento sempre. Além disso, o apelido adveio da sua habilidade de dormir em pé. Não era lá um, Guitarrista virtuoso, mas dedicou-se bastante às suas habilidades vocais. Big Bill Broonzy chamava o estilo de John Estes cantar como "chorando" o blues, devido a sua qualidade emocional. Com isso, demonstrou a todos que Blues não seriam restritos apenas aos tocadores de guitarras. Na verdade, seu estilo vocal veio da época em que liderava um grupo de trabalho para a manutenção de estradas de ferro. Além do Blues, Sleepy também gravou melodias em algumas faixas de importantes Jug Bands, como por exemplo, Jab Jones Jug Band com o importante bandolinista Yank Rachel, com quem teve uma parceria muito longa. "BLACK MATTIE BLUES&qu

Novos textos estão por vir

Olá grandes amantes do Blues de Raiz! Acho que todos aqui concordam que nos últimos 5 meses do ano as coisas sempre ficam corridas, e eu não sou imune a isso. Nesses 5 meses passados eu estava estudando de mais para concluir meus estudos e justamente por isso, elaborar novos textos e biografias para o blog ficaram praticamente impossíveis. Agora ainda irei estudar muito, e agora para entrar na faculdade. Mas você, querido leitor, não se preocupe, agora que estou me dando umas férias irei reunir os colaboradores para que coloquemos esse projeto pra frente. E você que quer também colaborar, basta entrar em contato comigo. Pra quem não conhece, a idéia do blog é mais formar uma Grande Enciclopédia do que ser um blog propriamente dito. Então você que gosta do blog, assine o feed ou o o Newsletter e ficará sabendo das novidades.   Abraços!