quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

SKIP JAMES - * 21/06/1902 † 03/10/1969

Nehemiah Curtis "Skip" James nasceu perto de Bentonia, no Mississippi. O seu pai era um ex-contrabandista de álcool convertido em pregador. Enquanto novo, James escutou músicos locais como Henry Stuckey e os irmãos Charlie e Jesse Sims, tendo começado a tocar órgão no início da sua adolescência. Trabalhou na construção de estradas na sua terra natal, o Mississippi, no início da década de 1920 e escreveu aquela que é provavelmente a sua canção mais antiga, "Illinois Blues", acerca das suas experiências como trabalhador.

Começou a tocar guitarra afinada em Ré Menor e desenvolveu um técnica de dedilhar com três dedos que viria a proporcionar grandes resultados nas suas gravações. O trabalho de James em 1931 é considerado único e idiossincrático entre as outras gravações de blues antes da 2ª Guerra Mundial, e constitui a base da sua reputação enquanto músico.

Como era típico no seu tempo, James gravou uma variedade de material - blues e Spirituals, versões e composições originais - transpondo frequentemente as barreiras entre os géneros e fontes a que recorria. Por exemplo, "I'm So Glad" derivou de uma canção de 1927 escrita por Art Sizemore e George A. Little chamada "So Tired", que fora gravada em 1928 por Gene Austin e Lonnie Johnson (o último sob o título "I'm So Tired of Livin' All Alone"). James alterou a letra da canção, transformando-a através da sua técnica virtuosa, entrega, intensidade e senso de melodia.

Os efeitos da Grande Depressão chegaram justamente quando os discos de Skip James chegaram ao mercado. Como resultado, as vendas foram muito fracas e James desistiu de tocar blues e tornou-se director do coro na igreja do seu pai. O próprio Skip James vira a ser mais tarde ordenado ministro tanto na igreja Baptista quer na Metodista, mas o seu envolvimento nas atividades religiosas era extemporâneo.

O som de Skip James era único dentro do blues. Apesar de ter influenciado outros músicos de blues, como Robert Johnson, poucos foram capazes de recriar o seu estilo.


"I'm so Glad" Skip James - Gravada em 1931 Paramount Records

Baixe Aqui!

letra:

"I'm so glad, I'm so glad.
I'm glad, I'm glad, I'm glad.
I'm so glad, I'm so glad.
I'm glad, I'm glad, I'm glad.


I don't know what to do,
I don't know what to do,
I don't know what to do.
I'm tired of weeping,
I'm tired of moaning,
I'm tired of crying for you.


Chorus

I'm tired of weeping,
I'm tired of moaning,
I'm tired of groaning for you.
I don't know what to do,
I don't know what to do,
I don't know what to do.


Chorus

Repeat Chorus Five Times"


Vídeo: "Crow Jane" Skip James





Por: JoKa Blues

2 comentários:

João Carlos disse...

Grande Spider!! Parabéns pelo trabalho!!! muito bem diagramado, muito bem ilustrado... vai ser muito especial para difundir a todos mais sobre o Blues de Raiz, suas origens, seus personagens, suas lendas... Que voce continue sempre com o mesmo entusiasmo!! Um forte abraço e Boa Sorte!!!

Lucas "Spider" disse...

Obrigado JoKa!

Continuarei sim! Encantando a todos com a lenda que é o Blues!

Abraços!

Seguidores deste Blog