Pular para o conteúdo principal

SONNY BOY WILLIAMSON I,* 30 /03/1914 † 01/06/1948


Em março do ano de 1914 nascia John Lee Williamson no condado de Madison, perto da cidade de Jackson no estado de Tennessee. Como muitos negros do campo, aprendeu a tocar a gaita sozinho, decidindo conhecer o mundo viajando de carona com os amigos Yank Rachell e Sleepy John Estes. Trabalharam os três em botecos e espeluncas espalhados por Tennessee e Arkansas durante o final da década de vinte e inicio dos anos trinta. Em 1934 o destino o levou a ficar em Chicago, onde permaneceu até morrer em junho de 1948, vitima de um assalto.

Nos seus meros trinta e quatro anos de vida, Sonny Boy Williamson desenvolveu sua técnica na gaita causando grande admiração por parte de gente como Big Bill Broonzy e Muddy Waters que tiveram o prazer de trabalhar com ele. Conta-se que o então adolescente Billy Boy Arnold foi bater em sua porta para pedir lições de como melhorar sua técnica na gaita, Sonny Boy prontamente lhe dando aulas gratuitas, ficando feliz por ser reconhecido pela sua musicalidade. Sonny Boy Williamson tem sido seguidamente identificado como sendo a pessoa cuja técnica empregada na gaita de boca deu ao instrumento um status e importância que ele nunca tivera antes. E seu estilo característico de cantar uma frase e responde-la com a gaita emulando sentimentos com notas por vezes chorosas, outras iradas, é copiado por praticamente todo mundo depois dele.

Entre seus números mais conhecidos estão "Good Morning Little Schoolgirl", "Western Union", "Early in the Morning", "Suzie Q", "Honey Bee Blues", "Mean Old Highway", "Whiskey Headed Blues", "Rainy Day Blues", "Sugar Mama Blues", "The Sky Is Crying", "Wartime Blues", "Stop Breaking Down", "Elevator Blues", “Dealing With the Devil”, e "Shake That Boogie".

Entre músicos que abertamente o têm indicado como grande influência estão Billy Boy Arnold, Big Walter Horton, Little Walter, Lightnin' Slim, Dr. Ross, Junior Wells, Shakey Jake Harris, Johnny Young e Yank Rachell, e vários outros.

"GOOD MORNING LITTLE SCHOOL GIRL" - SONNY BOY WILLIAMSON I
Baixe Aqui!


Good morning little schoolgirl, can I come home with you
Tell your moma and your papa, I'm a little schoolboy too
Come on now pretty baby, I just can't help myself
You're so young and pretty, I don't need nobody else
Good morning little schoolgirl, can I come home with you
Don't you hear me crying

I'm gonna leave you baby about the break of day
On account of the way you treat me, I got to stay away
Come on now pretty baby, I told you to come on home
You know I love you baby, I gotta get you all alone
Good morning little schoolgirl, can I come home with you
Can't you hear me crying

I'm gonna buy me an airplane, fly all over your town
Tell everybody baby, Lord know you're fine
Come on now pretty baby, I just can't help myself
You're so young and pretty, I don't need nobody else
Good morning little schoolgirl, can I come home with you
Can't you hear me crying

Good morning little schoolgirl, can I come home with you
Good morning little schoolgirl, can I come home with you
Tell your moma and your papa, I'm a schoolboy too
I'm a schoolboy too
Hey, I'm a schoolboy too
I want to be your chauffeur
I want to ride your little machine
I want to be your chauffeur
I want to ride with your little machine
I want to put a tiger, baby
I want to put a tiger, baby
I want to put a tiger, baby
Hey in your sweet little tank
Hey baby now, yes I do
Huh, oh yes I do now
Hey, I gotta
Hey, I gotta come on home with you
Tell your mother
Baby, tell your papa
Tell your mom and your papa
Hey, I'm a schoolboy too
Hey, hey, I'm a schoolboy too
Huh, huh, I'm a schoolboy too
Huh, I wanna take your company
Hey, I wanna be your company


por: JoKa Blues

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POR QUE TANTOS BLUESMANS CEGOS (BLINDS) ??

por Joka Blues : Blind Willie McTell, Blind Blake, Blind Lemonn Jefferson, Blind Boy Fuller, Blind Willie Johnson,Blind Rev. Gary Davis, Blind Snooks Eaglin , Blind John Henry Arnold; Blind Joe Taggart; Blind Roosevelt Graves... … Após realizar algumas pesquisas, eu particulamente estou convencido do seguinte: Há de se buscar o lapso de tempo em que notadamente apareceram BluesMen Cegos nessas condições. Os Estados Unidos vinham sentindo sintomas de uma grande crise econômica desde 1924. Oficialmente, no dia 29 de outubro de 1929 ocorreu a Quebra da Bolsa de Valores de New York , sendo entendido como o dia em que inicou-se a Grande Depressão nos Estados Unidos. Assim, milhares de acionistas perderam, literalmente, da noite para o dia, grandes somas em dinheiro. Muitos perderam tudo o que tinham. Esta quebra na bolsa de valores de Nova Iorque piorou drasticamente os efeitos da recessão já existente, causando deflação e queda nas taxas de venda de produtos, que por sua vez obrigaram ao

JOHN "SLEEPY" ESTES - * 25/01/1899 † 05/06/1977

John Estes recebeu o apelido “Sleepy" (Dorminhoco) devido ao fato de que, quando criança, recebeu um golpe no olho de uma bola de Basebol, o que lhe fez perder a visão do olho direito, mantendo-o sempre semicerrado,o que lhe dava o aspecto de estar sonolento sempre. Além disso, o apelido adveio da sua habilidade de dormir em pé. Não era lá um, Guitarrista virtuoso, mas dedicou-se bastante às suas habilidades vocais. Big Bill Broonzy chamava o estilo de John Estes cantar como "chorando" o blues, devido a sua qualidade emocional. Com isso, demonstrou a todos que Blues não seriam restritos apenas aos tocadores de guitarras. Na verdade, seu estilo vocal veio da época em que liderava um grupo de trabalho para a manutenção de estradas de ferro. Além do Blues, Sleepy também gravou melodias em algumas faixas de importantes Jug Bands, como por exemplo, Jab Jones Jug Band com o importante bandolinista Yank Rachel, com quem teve uma parceria muito longa. "BLACK MATTIE BLUES&qu

Novos textos estão por vir

Olá grandes amantes do Blues de Raiz! Acho que todos aqui concordam que nos últimos 5 meses do ano as coisas sempre ficam corridas, e eu não sou imune a isso. Nesses 5 meses passados eu estava estudando de mais para concluir meus estudos e justamente por isso, elaborar novos textos e biografias para o blog ficaram praticamente impossíveis. Agora ainda irei estudar muito, e agora para entrar na faculdade. Mas você, querido leitor, não se preocupe, agora que estou me dando umas férias irei reunir os colaboradores para que coloquemos esse projeto pra frente. E você que quer também colaborar, basta entrar em contato comigo. Pra quem não conhece, a idéia do blog é mais formar uma Grande Enciclopédia do que ser um blog propriamente dito. Então você que gosta do blog, assine o feed ou o o Newsletter e ficará sabendo das novidades.   Abraços!