Pular para o conteúdo principal

WILLIE BROWN * 06/08/1900 - † 30/12/1952


Um dos mais influentes dos antigos violonistas do Delta, Willie Brown foi indiscutivelmente um acompanhante requintado dando suporte e retaguarda às mais notáveis Lendas dos Blues, como Charley Patton e Son House. Nascido em 1900, na cidade de Clarksdale, Mississippi, Brown foi um intérprete virtuoso e um extraordinário violonista, mas desperdiçou a maior parte de sua carreira como um “sideman”, o que o habilitou como coadjuvante de outros instrumentistas celebrados em sua era. Em adição às performances com Robert Johnson, ele apareceu em muitas gravações gravadas por Charley Patton entre 1929 a 1934, incluindo a legendária sessão de 1930 na Paramount Records, em Grafton, Wisconsin quando gravou duas das três únicas gravações existentes, "M & O Blues" e "Future Blues," Sua última gravação solo foi em 1941 "Make Me a Pallet on the Floor," depois que ele mudou-se para Rochester em New York com SON HOUSE. Brown eventualmente retornou ao Delta, onde numa dessas visitas um ataque cardíaco tirou-lhe a vida em 1952 aos 52 anos de idade, em Tunica, Mississippi .

Não é à toa que Willie Brown é citado na letra de CROSSROAD BLUES, de Robert Johnson, nesses versos:

You can run, you can run, tell my friend Willie Brown
You can run, you can run, tell my friend Willie Brown
That I got the crossroad blues this mornin', Lord, baby I'm sinkin' down
I went to the crossroad, mama, I looked east and west
I went to the crossroad, babe, I looked east and west
Lord, I didn't have no sweet woman, ooh well, babe, in my distress

Pacote de Três Músicas de Willie Brown ("Make Me a Pallet On The Floor", "Future Blues", "M and O Blues")
Baixe Aqui!


Letra de FUTURE BLUES

Can't tell my future,
And I can't tell my past.
Can't tell my future,
And I can't tell my past.
Lord, it seems like every minute,
Sure gonna be my last.

The minutes seems like hours,
And hours seems like days.
The minutes seems like hours,
And hours seems like days.
And it seems like my woman,
Outta stop her lowdown ways.

The woman I love now,
She's five feet from the ground.
I said, the woman I love now,
Lordy, five feet from the ground.
And she's tailor made,
And ain't no hand me down.

Lord, and I got a woman now,
Lordy, she's lightnin when she,
Lightnin when she, lightnin smile.
I say, I got a woman,
Lord, and she's lightnin when she smiles.
Five feet and four inches,
And she's damn good lookin size.

Well, I know you see that picture,
Now, Lordy, up on your mother's,
Up on your mother's, mama's shelf.
I know you see that picture now,
Up on your mother's shelf.
Well, you know bout that,
I'm gettin tired of sleeping by myself.

And it's T for Texas,
Now, it's T for Tennessee.
And it's T for Texas,
Now, it's T for Tennessee.
Lord, bless that woman,
That put that thing on me.

por: JoKa Blues

Comentários

Cauê disse…
Caraca velho, Willie Brow, tá doido mesmo. Não me lembro de ter visto um post ou matéria sobre o Willie Brown. Ouvi dizer uma vez que ele tocava gaita também e, antes do tal pacto do Robert Johnson, ele o acompanhava na harmonica. Acho que é papo furado.
Não existe nenhum registro dele com gaita.

Tenho essa Lendária Sessão de Gravação do Delta 1930, é mágico.

PS: Quem é o cara dessa capa? Não parece o Charley Patton

PS2: Cara, vai com calma, assim não dá para comentar todos os posts, não pude nem comentar sobre o gaitista, pô.
spiderlucasssss disse…
Cara de acordo com o JoKa esse cara é o próprio Willie Brown.

E sobre os muitos posts eheheheh É que eu tenho que postar o conteúdo para alcançar o JoKa na comunidade. Mas agora vou dá uma acalmada, pra kda um post dele lá eu posto dois aki, tah bom assim ?


Abraços!
Cauê disse…
Quer dizer que é o cara? Que fera.

Sobre o posts eu imaginei, é que de ontem para hje já tinha um monte de coisas, e nem comentei nada sobre os grandes mestres da Delta Harp.

Então me diz quem é esse cara:

http://www.deltahaze.com/johnson

Repare na gaita.

Abração Spider
spiderlucasssss disse…
Um rumor mto forte que seja o Mr, Johnson neh? Será a terceira foto do Mississippiano Ilustre ??

Pode comentar nos posts pra trás, eu respondeirei ;)

Abraços!
Cauê disse…
Não, não é ele não.

Aliás, nem sei se a duas fotos são a mesma pessoa.
Allan Regis disse…
Opa, curti mto o blog e to afinzão de ouvir o Brown, tem como vc upar o link novamente? vlw, abras.

Postagens mais visitadas deste blog

JOHN "SLEEPY" ESTES - * 25/01/1899 † 05/06/1977

John Estes recebeu o apelido “Sleepy" (Dorminhoco) devido ao fato de que, quando criança, recebeu um golpe no olho de uma bola de Basebol, o que lhe fez perder a visão do olho direito, mantendo-o sempre semicerrado,o que lhe dava o aspecto de estar sonolento sempre. Além disso, o apelido adveio da sua habilidade de dormir em pé. Não era lá um, Guitarrista virtuoso, mas dedicou-se bastante às suas habilidades vocais. Big Bill Broonzy chamava o estilo de John Estes cantar como "chorando" o blues, devido a sua qualidade emocional. Com isso, demonstrou a todos que Blues não seriam restritos apenas aos tocadores de guitarras. Na verdade, seu estilo vocal veio da época em que liderava um grupo de trabalho para a manutenção de estradas de ferro. Além do Blues, Sleepy também gravou melodias em algumas faixas de importantes Jug Bands, como por exemplo, Jab Jones Jug Band com o importante bandolinista Yank Rachel, com quem teve uma parceria muito longa. "BLACK MATTIE BLUES&qu

POR QUE TANTOS BLUESMANS CEGOS (BLINDS) ??

por Joka Blues : Blind Willie McTell, Blind Blake, Blind Lemonn Jefferson, Blind Boy Fuller, Blind Willie Johnson,Blind Rev. Gary Davis, Blind Snooks Eaglin , Blind John Henry Arnold; Blind Joe Taggart; Blind Roosevelt Graves... … Após realizar algumas pesquisas, eu particulamente estou convencido do seguinte: Há de se buscar o lapso de tempo em que notadamente apareceram BluesMen Cegos nessas condições. Os Estados Unidos vinham sentindo sintomas de uma grande crise econômica desde 1924. Oficialmente, no dia 29 de outubro de 1929 ocorreu a Quebra da Bolsa de Valores de New York , sendo entendido como o dia em que inicou-se a Grande Depressão nos Estados Unidos. Assim, milhares de acionistas perderam, literalmente, da noite para o dia, grandes somas em dinheiro. Muitos perderam tudo o que tinham. Esta quebra na bolsa de valores de Nova Iorque piorou drasticamente os efeitos da recessão já existente, causando deflação e queda nas taxas de venda de produtos, que por sua vez obrigaram ao

Novos textos estão por vir

Olá grandes amantes do Blues de Raiz! Acho que todos aqui concordam que nos últimos 5 meses do ano as coisas sempre ficam corridas, e eu não sou imune a isso. Nesses 5 meses passados eu estava estudando de mais para concluir meus estudos e justamente por isso, elaborar novos textos e biografias para o blog ficaram praticamente impossíveis. Agora ainda irei estudar muito, e agora para entrar na faculdade. Mas você, querido leitor, não se preocupe, agora que estou me dando umas férias irei reunir os colaboradores para que coloquemos esse projeto pra frente. E você que quer também colaborar, basta entrar em contato comigo. Pra quem não conhece, a idéia do blog é mais formar uma Grande Enciclopédia do que ser um blog propriamente dito. Então você que gosta do blog, assine o feed ou o o Newsletter e ficará sabendo das novidades.   Abraços!