Pular para o conteúdo principal

ALGER "TEXAS" ALEXANDER *12/09/1900 †16/04/1954

Como insinua o nome, Algernon (Alger) “Texas” Alexander era do Texas. Em 1927 ele começou a gravar Blues e Jazz com Lonnie Johnson, Eddie Lang, Clarence Williams gravando até 1934, quando ficou praticamente esquecido só voltando a gravar em 1947. Ao longo de sua carreira Texas Alexander se apresentou com seu Primo, o guitarrista primo Lightnin' Hopkins. Durante a Grande Depressão,Hopkins e Alexander tiveram freqüentemente de trabalhar como músicos de rua e para sobreviver, em atividades completamente fora de música. Como não tocava nenhum instrumento, Texas Alexander tinha que recorrer a acompanhanante. Nos anos 30 trabalhou com Lowell Fulson e Howlin' Wolf entre outros.

Em 1939, um incidente o marcou profundamente. Texas Alexander assassinou sua esposa e foi condenado à prisão de 1940 a 1945. Depois de libertado, foi para as ruas novamente tocar com Lightnin' Hopkins e o gravou diversos trabalhos em 1947 pela etiqueta Aladdin. Texas Alexander fez sua última gravação em 1950 com Benton's Busy Bees e morreu de sífilis em 1954.

O gemido e o toque ao estilo DELTA fazem parte das caracteristicas de Alger "Texas" Alexander... da poeira dos arquivos, resgatamos essa deliciosa MP3 e a letra, que nos remete ao cenário das plantações de algodão, dos lamentos e dos cantos de amor que formam o conjunto de inspiração desses artistas de rua.. desfrutem!!

"NO MORE WOMAN BLUES" - TEXAS ALEXANDER
(Recorded in San Antonio, Texas, March 9, 1928
Okeh Records 400446-A OK-8624)


Baixe Aqui!


Mmm mmm…
Mmm mmm…
Lord, she won't pick cotton, girl won't pick no corn

She won't pick cotton, girl won't pick no corn
Baby, I don't see why you want to hang around me so long

And it's one, two, three, four, five, six, seven, eight, nine
And it's one, two, three, four, five, six, seven, eight, nine
When I count them blues the men and women is mine

Lord, if I get lucky, mama, in this world again
If I get lucky, mama, in this world again
I ain't going to fool with no more women and a mighty few men

Mmm mmm…
Mmm mmm…
Lord, I walked all last night and all last night before

LEVEE CAMP MOAN BLUES - VÍDEO

Gravação Original feita em New York City para o selo Okeh no dia 12 de agosto de 1927

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POR QUE TANTOS BLUESMANS CEGOS (BLINDS) ??

por Joka Blues : Blind Willie McTell, Blind Blake, Blind Lemonn Jefferson, Blind Boy Fuller, Blind Willie Johnson,Blind Rev. Gary Davis, Blind Snooks Eaglin , Blind John Henry Arnold; Blind Joe Taggart; Blind Roosevelt Graves... … Após realizar algumas pesquisas, eu particulamente estou convencido do seguinte: Há de se buscar o lapso de tempo em que notadamente apareceram BluesMen Cegos nessas condições. Os Estados Unidos vinham sentindo sintomas de uma grande crise econômica desde 1924. Oficialmente, no dia 29 de outubro de 1929 ocorreu a Quebra da Bolsa de Valores de New York , sendo entendido como o dia em que inicou-se a Grande Depressão nos Estados Unidos. Assim, milhares de acionistas perderam, literalmente, da noite para o dia, grandes somas em dinheiro. Muitos perderam tudo o que tinham. Esta quebra na bolsa de valores de Nova Iorque piorou drasticamente os efeitos da recessão já existente, causando deflação e queda nas taxas de venda de produtos, que por sua vez obrigaram ao

JOHN "SLEEPY" ESTES - * 25/01/1899 † 05/06/1977

John Estes recebeu o apelido “Sleepy" (Dorminhoco) devido ao fato de que, quando criança, recebeu um golpe no olho de uma bola de Basebol, o que lhe fez perder a visão do olho direito, mantendo-o sempre semicerrado,o que lhe dava o aspecto de estar sonolento sempre. Além disso, o apelido adveio da sua habilidade de dormir em pé. Não era lá um, Guitarrista virtuoso, mas dedicou-se bastante às suas habilidades vocais. Big Bill Broonzy chamava o estilo de John Estes cantar como "chorando" o blues, devido a sua qualidade emocional. Com isso, demonstrou a todos que Blues não seriam restritos apenas aos tocadores de guitarras. Na verdade, seu estilo vocal veio da época em que liderava um grupo de trabalho para a manutenção de estradas de ferro. Além do Blues, Sleepy também gravou melodias em algumas faixas de importantes Jug Bands, como por exemplo, Jab Jones Jug Band com o importante bandolinista Yank Rachel, com quem teve uma parceria muito longa. "BLACK MATTIE BLUES&qu

Novos textos estão por vir

Olá grandes amantes do Blues de Raiz! Acho que todos aqui concordam que nos últimos 5 meses do ano as coisas sempre ficam corridas, e eu não sou imune a isso. Nesses 5 meses passados eu estava estudando de mais para concluir meus estudos e justamente por isso, elaborar novos textos e biografias para o blog ficaram praticamente impossíveis. Agora ainda irei estudar muito, e agora para entrar na faculdade. Mas você, querido leitor, não se preocupe, agora que estou me dando umas férias irei reunir os colaboradores para que coloquemos esse projeto pra frente. E você que quer também colaborar, basta entrar em contato comigo. Pra quem não conhece, a idéia do blog é mais formar uma Grande Enciclopédia do que ser um blog propriamente dito. Então você que gosta do blog, assine o feed ou o o Newsletter e ficará sabendo das novidades.   Abraços!