Pular para o conteúdo principal

HOWLIN WOLF * 10/06/1910 † 10/01/1976



Chester Arthur Burnett nasceu no dia 10 de junho de 1910 em West Point, Mississippi. Aos 13 anos ele se mudou com a família para Ruleville e começou a trabalhar na Plantação Young & Mara. Ele ficou conhecido como uma criança difícil e ganhou de seus pais o apelido " Howlin Wolf " (Lobo Uivante).

Cinco anos depois, seu pai lhe comprou um violão e ele começou a tocar pelas ruas de cidades locais e pequenas. Embora continuasse trabalhando em fazendas no Arkansas, suas viagens se tornaram cada vez alcançando mais longe e, durante os começo dos anos 1930, estava enturmado com os bluseiros locais, onde se destacam Sonny Boy Williamson II e Robert Johnson. Sonny Boy Williamson tornou-se cunhado do Howlin Wolf e depois lhe ensinou a tocar a gaita. Ele também conheceu o legendário Charley Patton que o ensinou técnicas em preciosas aulas ao entardecer.

Durante Segunda Guerra Mundial, Wolf foi chamado para ativa e depois do retorno à sua casa, voltou a uma vida rural no Arkansas. Porém, isso não iria durar muito tempo e antes das 1948 ele tinha formado seu primeiro grupo “electric” quando se agruparam com Junior Parker, James Cotton, Matt Murphy, Pat Hare e Willie Johnson. Ele também começou a trabalhar como Disk Joquey e vendedor de anúncios para a estação de rádio KWEM em Memphis onde a sua boa reputação lhe trouxe à notificação de Sam Phillips, que organizou sua primeira sessão de gravações para a etiqueta Sun Records em 1951. As canções eram Moanin' at Midnight" e "How Many More Years" com Ike Turner tocando piano e Willie Johnson na guitarra. Essas canções se transformaram “big hits” nos quadros de “rhythm 'n' blues”.

Wolf, agora com 41 anos estava gravando ao lado de B.B. King que naquele momento estava nos seus vinte e poucos anos e tinha mais interesse dentro do Blues moderno que os Blues dos anos 20 e 30 que Wolf cantava. Após isso, Howlin' gravou em Memphis com uma faixa regular com Willie Johnson (violão), Albert Williams (piano) e Willie Steel (piano).

Em 1953, mudou-se para Chicago. Isto o colocou em confronto com Muddy Waters e eles dividiam espaço em Clubs e na Chess Records. Wolf manteve-se fiel ao estilo do Blues do Sul enquanto Muddy Waters preferia novos caminhos naquele momento.

Nos anos sessenta, Wolf começou a não só percorrer a todos os estados mas também a Europa, e em 1971 ele gravou o álbum " London Sessions" com Eric Clapton, Stevie Winwood, Ringo Starr, Bill Wyman e Charlie Watts.


Antes das 1975 ele estava cansado e doente. Ele tinha tido vários ataques de coração no começo da década e estava sofrendo de câncer. Ao término de 1975 ele foi internado no Veteran Administration Hospital em Illinois e morreu no dia 10 de janeiro de 1976.


"EVIL" - HOWLIN' WOLF


Baixe Aqui!

If you're a long way from home,
Can't sleep at night.
Grab your telephone,
Something just ain't right.

That's evil,
Evil is goin on wrong.
I am warnin ya brother,
You better watch your happy home.

Well, long way from home and,
Can't sleep at all.
You know another mule,
Is kickin in your stall.

That's evil,
Evil is goin on wrong.
I am warnin ya brother,
You better watch your happy home.

You better catch him,
Cause somethin wrong,
In your home.

Well, if ya call her on the telephone,
And she answers aweful slow,
Grab the first train smokin,
If you have to hobo.

That's evil,
Evil is goin on wrong.
I am warnin ya brother,
You better watch your happy home.

If you make it to your house,
Knock on the front door,
Run around to the back,
You'll catch him just before he go.

That's evil,
Evil is goin on.
I am warnin ya brother,
You better watch your happy home.


Howlin' Wolf - Shake It For Me


Comentários

Grande Howlin' Wolf. Um dos meus bluesmen favoritos. Nesse vídeo de "Shake It For Me" Hubert Sumlin faz uns solos e uns licks bem engraçados. Sem contar o Wolf, que parece já ter tomado várias doses de um whisky barato qualquer. Nota 10.

Little Thin Jones
http://blueseveryday.blogspot.com/
spiderlucasssss disse…
Grato pela sua visita e seu cometário Little Thin!

haiuhaiuh é ele já devia ter passado um pouco da conta ehehehe mas até que combinou com o cenário hehehehehe

abraços!

Postagens mais visitadas deste blog

POR QUE TANTOS BLUESMANS CEGOS (BLINDS) ??

por Joka Blues : Blind Willie McTell, Blind Blake, Blind Lemonn Jefferson, Blind Boy Fuller, Blind Willie Johnson,Blind Rev. Gary Davis, Blind Snooks Eaglin , Blind John Henry Arnold; Blind Joe Taggart; Blind Roosevelt Graves... … Após realizar algumas pesquisas, eu particulamente estou convencido do seguinte: Há de se buscar o lapso de tempo em que notadamente apareceram BluesMen Cegos nessas condições. Os Estados Unidos vinham sentindo sintomas de uma grande crise econômica desde 1924. Oficialmente, no dia 29 de outubro de 1929 ocorreu a Quebra da Bolsa de Valores de New York , sendo entendido como o dia em que inicou-se a Grande Depressão nos Estados Unidos. Assim, milhares de acionistas perderam, literalmente, da noite para o dia, grandes somas em dinheiro. Muitos perderam tudo o que tinham. Esta quebra na bolsa de valores de Nova Iorque piorou drasticamente os efeitos da recessão já existente, causando deflação e queda nas taxas de venda de produtos, que por sua vez obrigaram ao

JOHN "SLEEPY" ESTES - * 25/01/1899 † 05/06/1977

John Estes recebeu o apelido “Sleepy" (Dorminhoco) devido ao fato de que, quando criança, recebeu um golpe no olho de uma bola de Basebol, o que lhe fez perder a visão do olho direito, mantendo-o sempre semicerrado,o que lhe dava o aspecto de estar sonolento sempre. Além disso, o apelido adveio da sua habilidade de dormir em pé. Não era lá um, Guitarrista virtuoso, mas dedicou-se bastante às suas habilidades vocais. Big Bill Broonzy chamava o estilo de John Estes cantar como "chorando" o blues, devido a sua qualidade emocional. Com isso, demonstrou a todos que Blues não seriam restritos apenas aos tocadores de guitarras. Na verdade, seu estilo vocal veio da época em que liderava um grupo de trabalho para a manutenção de estradas de ferro. Além do Blues, Sleepy também gravou melodias em algumas faixas de importantes Jug Bands, como por exemplo, Jab Jones Jug Band com o importante bandolinista Yank Rachel, com quem teve uma parceria muito longa. "BLACK MATTIE BLUES&qu

Novos textos estão por vir

Olá grandes amantes do Blues de Raiz! Acho que todos aqui concordam que nos últimos 5 meses do ano as coisas sempre ficam corridas, e eu não sou imune a isso. Nesses 5 meses passados eu estava estudando de mais para concluir meus estudos e justamente por isso, elaborar novos textos e biografias para o blog ficaram praticamente impossíveis. Agora ainda irei estudar muito, e agora para entrar na faculdade. Mas você, querido leitor, não se preocupe, agora que estou me dando umas férias irei reunir os colaboradores para que coloquemos esse projeto pra frente. E você que quer também colaborar, basta entrar em contato comigo. Pra quem não conhece, a idéia do blog é mais formar uma Grande Enciclopédia do que ser um blog propriamente dito. Então você que gosta do blog, assine o feed ou o o Newsletter e ficará sabendo das novidades.   Abraços!