Pular para o conteúdo principal

TAMPA RED - * 08/01/1904 - † 19/03/1981

Tampa Red foi um grande músico que teve grande importância no Blues, com seu marcante estilo bottleneck (slide) influenciou muitos outros bluesmans famosos como Big Bill Broonzy, Elmore James, Robert Nighthawk e Muddy Waters. Marcou o velho blues rural e influenciou fortemente o Blues pós-guerra.

Provavelmente no dia 08 de Janeiro de 1904, na cidade de Smithville, no estado da Geórgia, nascia Hudson Woodbridge . Teve uma infância infeliz pois perdeu seus pais ainda quando criança. Depois se mudou para Tampa na Flórida e adotou o sobrenome de Whittaker.

Influenciado pelo irmão mais velho, Eddie, começou a tocar violão especialmente inspirado no artista de rua chamado Piccolo Pete que foi quem passou os primeiros acordes de Blues para ele.

Na década de 20, quando sua técnica de slide já estava aperfeiçoada, ele se mudou para Illinois, Chicago. Lá começou sua carreira como músico e adotou o nome artístico de "Tampa Red", Tampa em homenagem ao lugar onde ele cresceu e "Red" por causa de seu cabelo avermelhado. Seu primeiro grande trabalho foi ao lado de Ma Rainey primeiramente com a música "It's Tight Like That", uma música com bastante humor e sensualidade, estilo conhecido como Hokum.

Mais tarde, gravou com Thomas A. Dorsey, conhecido como Georgia Tom. Juntos eles gravaram cerca de 90 músicas e eram os "The Hokum Boys". Quando se juntavam com Frankie Jaxon tocavam sob o nome de "Tampa Red's Hokum Jug Band".

Em 1928, Tampa foi o primeiro negro a tocar num violão "Ressonator" conhecido como DOBRO, um violão feito de aço, na época era o violão de mais alto nível antes da amplificação da guitarra. Essa oportunidade permitiu que Tampa desenvolvesse sua marca registrada, o Slide. Seu estilo ficou conhecido como percursor da guitarra/violão de Blues e Rock, e fez com que ele fosse considerado como um dos melhores do País, sendo consagrado com vários prêmios como o "The Guitar Wizard" e ganhar o apelido de "O Homem do Violão de Ouro".

Sua parceria com Georgia Tom terminou em 1932, mas sua carreira não terminou por aí, continuou tocando com vários artistas famosos como Memphis Minnie, John Lee "Sonny Boy" Williamson I e muitos outros. Em 1934 assinou com a "Victor Records". Formou o "Chicago Five" um grupo de músicos que formaria o estilo conhecido como "Bluebird", foram os percusores das bandas de Jump Blues e Rock n' Roll. Tampa também tinha um amizade próxima com Big Bill Broonzy e Big Maceo Merriweather. Ele pode apreciar o seu grande sucesso comercial e uma riqueza razoável. Sua casa se tranformou numa espécie de centro comunitário do Blues, fornecendo um espaço informal para ensaios e alojamento para os músicos que vinham do Delta do Mississippi e chegavam em Chicago. No momento em que o potencial comercial do Blues crescia e a atividade rural no sul diminuía.

Nos anos 40 já tocava guitarra elétrica. No ano de 1942 sua música "Let Me Play With Your Poodle" era a quarta colocada na Billboard. E deu o grande impulso para o surgimento do R&B. Sua grande gravação "When Things Go Wrong with You (It Hurts Me Too)", outro hit de R&B, foi regravada por Elmore James. Na década de 50 vários bluesmans como Son House e Skip James regravaram canções dele fazendo importante papel no Revival do Blues. Somente em 1960 Tampa Red se aposentou de sua carreira musical.

Ele veio a se tornar Alcoólatra com a morte de sua esposa em 1953. E em 1981, já bem desabilitado veio a falecer.

"YOU CAN'T GET THAT STUFF NO MORE" - TAMPA RED

Baixe Aqui!

You know bootleg sally used to live across town
The law went there and they closed 'r down

Chorus:
Now you can't get that stuff no more
Now you can't get that stuff no more
No matter how you try, you can't buy
You can't get that stuff no more

You know that place on dago hill
The law took the gal and the liquor still
(chorus)

Li'l suzanne she used to sell her grease
She got in trouble with the chief o' police
(chorus)

There goes joe with a great big knife
Somebody been messin' round with his wife
Now he can't get that stuff no more
Now he can't get that stuff no more
No matter how he try, he can't buy
He can't get that stuff no more

Play it!

On state street they used to give it away
But now you can't it if you offer to pay
(chorus)

All of the gals used to walk the street
The law done run 'r off his beat
(chorus)

Ah play it...
You can't get that stuff no more
You can't get that stuff no more
No matter how you try, you can't buy
You can't get that stuff no more


A primeira música dele, uma parceria com Ma Rainey, uma legítima Hokum:
"IT'S TIGHT LIKE THAT" - TAMPA RED - Baixe Aqui!

"BOOGIE WOOGIE DANCE" - TAMPA RED - Baixe Aqui!

Até a próxima!

Comentários

Cauê disse…
Fala Spider, beleza? Coincidentemente, arrumei um disco dele ontem. Muito bom!

No Crosroadsclub27.

Precisamos nos encontrar bicho.
Abraço!

Postagens mais visitadas deste blog

JOHN "SLEEPY" ESTES - * 25/01/1899 † 05/06/1977

John Estes recebeu o apelido “Sleepy" (Dorminhoco) devido ao fato de que, quando criança, recebeu um golpe no olho de uma bola de Basebol, o que lhe fez perder a visão do olho direito, mantendo-o sempre semicerrado,o que lhe dava o aspecto de estar sonolento sempre. Além disso, o apelido adveio da sua habilidade de dormir em pé. Não era lá um, Guitarrista virtuoso, mas dedicou-se bastante às suas habilidades vocais. Big Bill Broonzy chamava o estilo de John Estes cantar como "chorando" o blues, devido a sua qualidade emocional. Com isso, demonstrou a todos que Blues não seriam restritos apenas aos tocadores de guitarras. Na verdade, seu estilo vocal veio da época em que liderava um grupo de trabalho para a manutenção de estradas de ferro. Além do Blues, Sleepy também gravou melodias em algumas faixas de importantes Jug Bands, como por exemplo, Jab Jones Jug Band com o importante bandolinista Yank Rachel, com quem teve uma parceria muito longa. "BLACK MATTIE BLUES&qu

POR QUE TANTOS BLUESMANS CEGOS (BLINDS) ??

por Joka Blues : Blind Willie McTell, Blind Blake, Blind Lemonn Jefferson, Blind Boy Fuller, Blind Willie Johnson,Blind Rev. Gary Davis, Blind Snooks Eaglin , Blind John Henry Arnold; Blind Joe Taggart; Blind Roosevelt Graves... … Após realizar algumas pesquisas, eu particulamente estou convencido do seguinte: Há de se buscar o lapso de tempo em que notadamente apareceram BluesMen Cegos nessas condições. Os Estados Unidos vinham sentindo sintomas de uma grande crise econômica desde 1924. Oficialmente, no dia 29 de outubro de 1929 ocorreu a Quebra da Bolsa de Valores de New York , sendo entendido como o dia em que inicou-se a Grande Depressão nos Estados Unidos. Assim, milhares de acionistas perderam, literalmente, da noite para o dia, grandes somas em dinheiro. Muitos perderam tudo o que tinham. Esta quebra na bolsa de valores de Nova Iorque piorou drasticamente os efeitos da recessão já existente, causando deflação e queda nas taxas de venda de produtos, que por sua vez obrigaram ao

Novos textos estão por vir

Olá grandes amantes do Blues de Raiz! Acho que todos aqui concordam que nos últimos 5 meses do ano as coisas sempre ficam corridas, e eu não sou imune a isso. Nesses 5 meses passados eu estava estudando de mais para concluir meus estudos e justamente por isso, elaborar novos textos e biografias para o blog ficaram praticamente impossíveis. Agora ainda irei estudar muito, e agora para entrar na faculdade. Mas você, querido leitor, não se preocupe, agora que estou me dando umas férias irei reunir os colaboradores para que coloquemos esse projeto pra frente. E você que quer também colaborar, basta entrar em contato comigo. Pra quem não conhece, a idéia do blog é mais formar uma Grande Enciclopédia do que ser um blog propriamente dito. Então você que gosta do blog, assine o feed ou o o Newsletter e ficará sabendo das novidades.   Abraços!