quarta-feira, 7 de maio de 2008

OSCAR "BUDDY" WOODS - * ??/??/1892-1900 † ????


Quem gosta do estilo bottleneck e quer saber uma das origens deste estilo no Blues vai adorar esse post, porque será dedicado à um misterioso desconhecido chamado Oscar "Buddy" Woods, conhecido como Lobo solitário.

Nascido próximo a Natchitoches, Louisiana, ninguém sabe ao certo o dia exato de seu nascimento, há registros que variam do ano de 1892 a 1900. Por volta do ano de 1925, na cidade de Shrevepot, onde trabalhava, assistiu a uma apresentação musical de um grupo havaiano que fazia excursão pela região, a partir daí Woods começa a desenvolver o estilo bottleneck e se junta ao guitarrista Ed Schaffer e formam o grupo chamado "Shreveport Home Wreckers". Juntos começam a se apresentar em bares locais e depois de fazer um barulho local vão para Memphis gravar pela primeira vez, para a Victor Records aproximadamente em Maio de 1929.

Nos dias 26 e 27 de Maio, na cidade de Charlotte, Carolina do Norte, Ed Schaffer estava gravando com músicos de Country branco, entre eles o futuro Governador Jimmie Davis. Um ano depois do acontecimento, em Dallas, no Texas, Davis gravou junto com os "Shreveport Home Wreckers" como acompanhante, novamente pela Victor. Essas gravações tiveram uma grande importantância social para a época porque são conhecidas como os primeiros registros de Blues multiracial. Após isso, a parceria deu tão certo que Woods, Ed e Jimmie Davis saíram juntos numa turnê.

Desde a primeira sessão em Memphis até o ano de 1940 quando gravou para o Congresso Nacional, Woods teria gravado por volta de 35 músicas. Ninguém sabe qual a data da morte de Woods, mas isso nem é preciso, pois sua técnica é viva até os dias de hoje quando mesmo brincando, admiradores do estilo deslizam copos de vidro em seus violões.

Vale lembrar que a foto aí em cima, que é atribuída a Oscar "Buddy" Woods , foi considerada também como terceira foto de Robert Johnson. Não se tem afirmações concretas de que a foto é mesmo de Buddy Woods, mas a foto é associada a ele já há alguns anos.

"LONE WOLF BLUES" - OSCAR "BUDDY" WOODS

Baixe Aqui!

Mama mother told me, when I was quite a child (2x)
I say the life that you are living will kill you after a while

I just begin to realize the things my mother say (2x)
Since I been down here I been mistreated this way

I never loved no one woman, hope to God I never will (2 x)
All these triflin' women will get some good man killed

Now I ain't no monkey and I sho' can't climb a tree (2x)
And I ain't gonna let no woman make no monkey out of me

Now I sent my baby a brand new twenty-dollar bill (2x)
If that don't bring her, I know my shotgun will


É isso galera, até a próxima!

Agradecimentos ao colaborador Diogo Petronilio.

Um comentário:

mara* disse...

olá lucas...vc visitou o 'pintando música' e me propôs parceria, agradeço a visita e o convite, mas gostaria de saber como funciona a parceria, sou totalmente ignorante neste assunto. um abraço e aguardo retorno.

Seguidores deste Blog