Pular para o conteúdo principal

MEMPHIS MINNIE * 03/06/1897 † 06/08/1973

Nascida Lizzie Douglas, na cidade de Algiers (Pertinho de New Orleans) tornou-se a primeira Dama do Delta Blues. Virtuosa guitarrista, ganhou sua primeira Guitarra no natal de 1904, após sua família mudar-se para Wallis, no Mississippi.

Pelos anos 17 e 18, Lizzie já era figura conhecida em Memphis, no Tennessee onde tocava sua guitarra pelas ruas e em festas de amigos. Seu nome Memphis Minnie foi adotado em sua primeira gravação, acontecida em 1929, junto com seu primeiro marido, Joe Mc Coy.

Em 1932, já casada com seu segundo marido, Kansas Joe, gravou inúmeras canções de cunho romântico, como Bumblee Bee; I’m Talking About You e foram campeões de vendas pelo selo Vocalion.

Essa relação durou até final de 1938,, quando por exigência da Vocalion, tinha que se deslocar em constantes viagens, quando Minnie encontrou um novo amor e parceiro musical, Little Son Joe.

Essa parceria durou alguns anos e ali aconteceram seus maiores sucessos, como “Nothing in Rambling! E “Me and My Chauffeur Blues”, colocando-a no posto de a mais popular “performer” nos Clubes de Chicago.

Em 1960, sofreu uma queda que a deixou impossibilitada de locomover-se, tendo que faze-lo em cadeiras de rodas. A melancolia se abateu sobre ela e em 06 de agosto de 1973 morreu na Cidade de Memphis.

Essa canção que vem agora, é uma delicia!! Uma voz clara, limpa, anasalada como só as pessoas negras conseguem ter ... Gravada em 1938 em Chicago, Ill.

"WHERE IS MY GOOD MAN AT?" - MEMPHIS MINNIE

Baixe Aqui!

Lord I wonder,
where is my good man at
He left here this morning
Didn't carry nothing but his hat
He left his suit
hanging all on the rack
He left here this morning
Didn't carry nothing but his hat
If only,
Could get my good man back
He left here this morning
Didn't carry nothing but his hat


Nota: Pessoal, peço perdão pela grande ausência que dei no último mês. Reservei uns dias para pré-postar uma sessão de posts para que o blog não fique tanto tempo sem se atualizar. Espero que entendam, semana que vem tem mais, Abraços!

Uptade: Coincidentemente, hoje fazem exatamente 34 anos da morte de Memphis Minnie.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POR QUE TANTOS BLUESMANS CEGOS (BLINDS) ??

por Joka Blues : Blind Willie McTell, Blind Blake, Blind Lemonn Jefferson, Blind Boy Fuller, Blind Willie Johnson,Blind Rev. Gary Davis, Blind Snooks Eaglin , Blind John Henry Arnold; Blind Joe Taggart; Blind Roosevelt Graves... … Após realizar algumas pesquisas, eu particulamente estou convencido do seguinte: Há de se buscar o lapso de tempo em que notadamente apareceram BluesMen Cegos nessas condições. Os Estados Unidos vinham sentindo sintomas de uma grande crise econômica desde 1924. Oficialmente, no dia 29 de outubro de 1929 ocorreu a Quebra da Bolsa de Valores de New York , sendo entendido como o dia em que inicou-se a Grande Depressão nos Estados Unidos. Assim, milhares de acionistas perderam, literalmente, da noite para o dia, grandes somas em dinheiro. Muitos perderam tudo o que tinham. Esta quebra na bolsa de valores de Nova Iorque piorou drasticamente os efeitos da recessão já existente, causando deflação e queda nas taxas de venda de produtos, que por sua vez obrigaram ao

JOHN "SLEEPY" ESTES - * 25/01/1899 † 05/06/1977

John Estes recebeu o apelido “Sleepy" (Dorminhoco) devido ao fato de que, quando criança, recebeu um golpe no olho de uma bola de Basebol, o que lhe fez perder a visão do olho direito, mantendo-o sempre semicerrado,o que lhe dava o aspecto de estar sonolento sempre. Além disso, o apelido adveio da sua habilidade de dormir em pé. Não era lá um, Guitarrista virtuoso, mas dedicou-se bastante às suas habilidades vocais. Big Bill Broonzy chamava o estilo de John Estes cantar como "chorando" o blues, devido a sua qualidade emocional. Com isso, demonstrou a todos que Blues não seriam restritos apenas aos tocadores de guitarras. Na verdade, seu estilo vocal veio da época em que liderava um grupo de trabalho para a manutenção de estradas de ferro. Além do Blues, Sleepy também gravou melodias em algumas faixas de importantes Jug Bands, como por exemplo, Jab Jones Jug Band com o importante bandolinista Yank Rachel, com quem teve uma parceria muito longa. "BLACK MATTIE BLUES&qu

Novos textos estão por vir

Olá grandes amantes do Blues de Raiz! Acho que todos aqui concordam que nos últimos 5 meses do ano as coisas sempre ficam corridas, e eu não sou imune a isso. Nesses 5 meses passados eu estava estudando de mais para concluir meus estudos e justamente por isso, elaborar novos textos e biografias para o blog ficaram praticamente impossíveis. Agora ainda irei estudar muito, e agora para entrar na faculdade. Mas você, querido leitor, não se preocupe, agora que estou me dando umas férias irei reunir os colaboradores para que coloquemos esse projeto pra frente. E você que quer também colaborar, basta entrar em contato comigo. Pra quem não conhece, a idéia do blog é mais formar uma Grande Enciclopédia do que ser um blog propriamente dito. Então você que gosta do blog, assine o feed ou o o Newsletter e ficará sabendo das novidades.   Abraços!