Pular para o conteúdo principal

POR QUE TANTOS BLUESMANS CEGOS (BLINDS) ??

por Joka Blues:

Blind Willie McTell, Blind Blake, Blind Lemonn Jefferson, Blind Boy Fuller, Blind Willie Johnson,Blind Rev. Gary Davis, Blind Snooks Eaglin , Blind John Henry Arnold; Blind Joe Taggart; Blind Roosevelt Graves... …

Após realizar algumas pesquisas, eu particulamente estou convencido do seguinte:

Há de se buscar o lapso de tempo em que notadamente apareceram BluesMen Cegos nessas condições. Os Estados Unidos vinham sentindo sintomas de uma grande crise econômica desde 1924. Oficialmente, no dia 29 de outubro de 1929 ocorreu a Quebra da Bolsa de Valores de New York , sendo entendido como o dia em que inicou-se a Grande Depressão nos Estados Unidos.

Assim, milhares de acionistas perderam, literalmente, da noite para o dia, grandes somas em dinheiro. Muitos perderam tudo o que tinham. Esta quebra na bolsa de valores de Nova Iorque piorou drasticamente os efeitos da recessão já existente, causando deflação e queda nas taxas de venda de produtos, que por sua vez obrigaram ao fechamento de inúmeras facilidades comerciais e industriais, elevando assim drasticamente as taxas de desemprego.

Com uma taxa de desemprego devastadora, as pessoas portadoras de algum tipo de deficiência estavam literalmente condenados a morrer de fome, se não encontrassem o que fazer. Das deficiências, a falta da visão acurava os sentidos de sensibilidade, dando ao músico cego uma destreza acima da média para poder executar e performar as canções ... Desta forma, devido a não encontrarem outras saídas, esses artistas se tornaram notáveis intérpretes e instrumentistas, o que vem a tentar explicar essa quantidade de BLINDS dentro do Universo do Blues, a Música do Gueto naquela época.

O assunto está aberto à discussão, se alguem tiver alguma outra opinião, por favor .. é só postar ... todos adoramos aprender .

Leia sobre todos os Blinds que já passaram pelo Blog

Comentários

rodrigo canales disse…
Cara, por favor, plural de BluesmAn é BluesmEn e não Bluesmans...
Subverso Livros disse…
ei cara (s) parabéns pelo blog... acabei de entrar e estou muito surpreso com a qualidade / quantidade dos textos - mais um novo leitor aporta por aqui.

abração,

Paulo C. Filho.
Anônimo disse…
Eu sei que tá em cima. :P
Hoje, 21:30h (daqui a meia hora) vou transmitir live 1 hora de new-blues.
Instruções no meu blog:
http://nightripping.com/nix/2008/10/01/nightripping-edicao-especial/
spiderlucasssss disse…
Canales:

Bem, não estou escrevendo em inglês... Nesse caso o q vale é o entendimento. Mas obrigado pelo toque.

Paulo Cezar: Obrigado pelos comentários! O blog anda parado pq estou em período de estudo constante, então não tá dando para atualizar, assim que tiver tempo coloco coisa nova por aqui.

Nix: Não deu tempo de ver =\
KALIL disse…
po cara, achei demais a comparaçao com a crise de 29 e os blindmens!!
obrigado por estar dando tanta contribuição aos fas do bom e velho blues..
um abraço!!
Olá Spider!

Tem feito um belíssimo trabalho. Apesar não comentar no blog (um grande defeito meu) gosto muito dos texto e sempre passo por aqui pra dar uma lida.

Abraço! E sucesso!

Little Thin Jones.
spiderlucasssss disse…
Grande Little Thin Jones.

Mto obrigado pelos comentários, eu tb tenho esse defeito hehehehehehe

Sempre leio seu blog tb! é uma referência para mim. e assino o Feed dele pra ficar por dentro.

Abraços!
ZédusDubss disse…
Ola, excelente o o trabalho do blog além de bons textos, parabéns , forçae..
Poderia ter um forum no blog?...para coments... rapidos.
obrigado..
Como é Blues de Raiz...espero que tbm aprecia um reggae raiz, ou melhor, DUB-reggae instrumental.
valew
Anônimo disse…
Tenho outra teoria.. nos anos 20 em decorrência da Lei seca.. houve uma proliferação de destilarias clandestinas... Acontece que essas destilarias acondicionavam o uísque em tonéis de chumbo.... Os Bluesmen, eram os maoires consumidores do uísque de fundo de quintal.. por isso a razão de muitos deles ficarem cegos.. pois o chubo afeta a visão..
quem quiser material de estudo de blues entrem em contato comigo
caixadotempo@hotmail.com valeu..
Anônimo disse…
Que blog bonito, perfeito, textos ,tematica (sou viciado em blues) tudo. Parabéns!
Parabéns pelo blog. Blues de raiz é maravilhoso. AMO!
Parabéns pelo seu blog. Gosto de música de vários gêneros, inclusive o blues.
A única informação que sabia, é que ele veio dos escravos americanos.
Gosto muito do Chuck Berry.
Rodrigo Azenha disse…
Parabéns pelo Blog e as importantes informações sobre o grande estilo do Blues. Uma causa importante documentada da cegueira dos bluesmans nos EUA foi o uso de defensivos agrícolas no cultivo de algodão que empregava em sua maior parte a população negra, e consequentemente, os caras que fundaram e tocavam blues.

Uma braço, meu caro.
eduardo gorgone disse…
Penso que sua análise é correta, mas tenho um adendo à teoria. Eram os anos também da Lei Seca, a bebida ilegalmente fabricada era muitas vezes, d baixíssima qualidade e com alto teor de metanol, substância que frequentemente é responsável por cegueiras irreversíveis.

Postagens mais visitadas deste blog

JOHN "SLEEPY" ESTES - * 25/01/1899 † 05/06/1977

John Estes recebeu o apelido “Sleepy" (Dorminhoco) devido ao fato de que, quando criança, recebeu um golpe no olho de uma bola de Basebol, o que lhe fez perder a visão do olho direito, mantendo-o sempre semicerrado,o que lhe dava o aspecto de estar sonolento sempre. Além disso, o apelido adveio da sua habilidade de dormir em pé. Não era lá um, Guitarrista virtuoso, mas dedicou-se bastante às suas habilidades vocais. Big Bill Broonzy chamava o estilo de John Estes cantar como "chorando" o blues, devido a sua qualidade emocional. Com isso, demonstrou a todos que Blues não seriam restritos apenas aos tocadores de guitarras. Na verdade, seu estilo vocal veio da época em que liderava um grupo de trabalho para a manutenção de estradas de ferro. Além do Blues, Sleepy também gravou melodias em algumas faixas de importantes Jug Bands, como por exemplo, Jab Jones Jug Band com o importante bandolinista Yank Rachel, com quem teve uma parceria muito longa. "BLACK MATTIE BLUES&qu

Novos textos estão por vir

Olá grandes amantes do Blues de Raiz! Acho que todos aqui concordam que nos últimos 5 meses do ano as coisas sempre ficam corridas, e eu não sou imune a isso. Nesses 5 meses passados eu estava estudando de mais para concluir meus estudos e justamente por isso, elaborar novos textos e biografias para o blog ficaram praticamente impossíveis. Agora ainda irei estudar muito, e agora para entrar na faculdade. Mas você, querido leitor, não se preocupe, agora que estou me dando umas férias irei reunir os colaboradores para que coloquemos esse projeto pra frente. E você que quer também colaborar, basta entrar em contato comigo. Pra quem não conhece, a idéia do blog é mais formar uma Grande Enciclopédia do que ser um blog propriamente dito. Então você que gosta do blog, assine o feed ou o o Newsletter e ficará sabendo das novidades.   Abraços!