Pular para o conteúdo principal

LUCILLE BOGAN *01/04/1897 † 10/08/1948

Nascida Lucille Anderson em Amory, Mississippi, e cresceu em Birmingham, Alabama. Em 1916 ela se casou Nazaret Lee Bogan, um ferroviário, onde tiveram um único filho.

Ela gravou canções de “vaudevill” para a Okeh em Nova Iorque em 1923, com o pianista Henry Callens. Depois daquele ano ela começou a gravar canções de Blues, seu primeiro blues foi gravado em Atlanta, sendo a primeira cantora negra de Blues a gravar fora de Nova Iorque ou Chicago. Em 1927 ela começou a gravar na Supreme Records em Chicago onde registrou seu primeiro grande sucesso "Sweet Petunia" com Blind Blake. Ela também gravou para a Brunswick Records com Tampa Red e Cow Cow Davenport.

Antes das 1930 suas letras concentravam vício e sexo. Suas canções como "Sloppy Drunk Blues" – gravada por Leroy Carr e outros e "Tricks Ain't Walkin' No More" - depois gravada por Memphis Minnie. Ela também registrou a versão original de " Black Angels Blues” e (como " Sweet Little Angel") foram gravadas por B.B. King e muitos outros.

Treinada nas “rodas” e clubes de juke mais desordeiros dos anos vinte, a maioria das canções de Lucille Bogan que ela compôs, traziam referências ocultas de humor sexual. O tema de prostituição, em particular, caracteriza proeminentemente várias de suas gravações (ela era, o que se chamaria hoje de “gozadora”, uma Zeca Pagodinho do Blues, guardadas as proporções dela).

Ao redor 1932 que ela voltou para Birmingham, e, aparentemente para esconder sua identidade, começou a gravar como Bessie Jackson para o selo Arco. Ela normalmente foi acompanhada em piano por Walter Roland (foto) , com quem ela registrou mais de 100 canções entre 1933 e 1935, incluindo alguns dos seus grandes sucessos comerciais, como "Seaboard Blues", "Troubled Mind", e "Superstitious Blues".

A música que iremos ouvir foi gravada em 1933 e ela está sendo acompanhada ao piano pelo pianista Walter Roland... é um Blues, sim... despojado e cheio de palavrões, como era característico da Lucille, no tal Clube para adultos que mencionamos em nosso Post.

"SHAVE 'EM DRY" - LUCILLE BOGAN

Baixe Aqui!

I got nipples on my titties, big as the end of my thumb,
I got somethin' between my legs'll make a dead man come,
Oh daddy, baby won't you shave 'em dry?
Aside: Now, draw it out!
Want you to grind me baby, grind me until I cry.
(Roland: Uh, huh.)
Say I fucked all night, and all the night before baby,
And I feel just like I wanna, fuck some more,
Oh great God daddy,
(Roland: Say you gonna get it. You need it.)
Grind me honey and shave me dry,
And when you hear me holler baby, want you to shave it dry.
I got nipples on my titties, big as the end of my thumb,
Daddy you say that's the kind of 'em you want, and you can make 'em come,
Oh, daddy shave me dry,
(Roland: She ain't gonna work for it.)
And I'll give you somethin' baby, swear it'll make you cry.
I'm gon' turn back my mattress, and let you oil my springs,
I want you to grind me daddy, 'til the bell do ring,
Oh daddy, want you to shave 'em dry,
Oh great God daddy, if you can't shave 'em baby won't you try?
Now if fuckin' was the thing, that would take me to heaven,
I'd be fuckin' in the studio, till the clock strike eleven,
Oh daddy, daddy shave 'em dry,
I would fuck you baby, honey I'd make you cry.
Now your nuts hang down like a damn bell sapper,
And your dick stands up like a steeple,
Your goddam ass-hole stands open like a church door,
And the crabs walks in like people.
Aside: Ow, shit!
(Roland: Aah, sure enough, shave 'em dry?)
Aside: Ooh! Baby, won't you shave 'em dry
A big sow gets fat from eatin' corn,
And a pig gets fat from suckin',
Reason you see this whore, fat like I am,
Great God, I got fat from fuckin'.
Aside: Eeeeh! Shave 'em dry
(Roland: Aah, shake it, don't break it)
My back is made of whalebone,
And my cock is made of brass,
And my fuckin' is made for workin' men's two dollars,
Great God, round to kiss my ass.
Aside: Oh! Whoo, daddy, shave 'em dry

Texto de Joka Blues


E isso é tudo, pessoal!

Comentários

Marcelo Zanin disse…
Favoritado.

Já estou repassando seu blog para pessoas interessadas.


Watch out for a man in black along the crossroads.


Rock on
Anônimo disse…
Great posting




Thanks


Rhod
Much love and respect for fans of Lucille, if you are interested in seeing more of her music have a look at The Document Records Store (https://thedocumentrecordsstore.com/product/lucille-bogan/) - thank you.

Postagens mais visitadas deste blog

JOHN "SLEEPY" ESTES - * 25/01/1899 † 05/06/1977

John Estes recebeu o apelido “Sleepy" (Dorminhoco) devido ao fato de que, quando criança, recebeu um golpe no olho de uma bola de Basebol, o que lhe fez perder a visão do olho direito, mantendo-o sempre semicerrado,o que lhe dava o aspecto de estar sonolento sempre. Além disso, o apelido adveio da sua habilidade de dormir em pé. Não era lá um, Guitarrista virtuoso, mas dedicou-se bastante às suas habilidades vocais. Big Bill Broonzy chamava o estilo de John Estes cantar como "chorando" o blues, devido a sua qualidade emocional. Com isso, demonstrou a todos que Blues não seriam restritos apenas aos tocadores de guitarras. Na verdade, seu estilo vocal veio da época em que liderava um grupo de trabalho para a manutenção de estradas de ferro. Além do Blues, Sleepy também gravou melodias em algumas faixas de importantes Jug Bands, como por exemplo, Jab Jones Jug Band com o importante bandolinista Yank Rachel, com quem teve uma parceria muito longa. "BLACK MATTIE BLUES&qu

Novos textos estão por vir

Olá grandes amantes do Blues de Raiz! Acho que todos aqui concordam que nos últimos 5 meses do ano as coisas sempre ficam corridas, e eu não sou imune a isso. Nesses 5 meses passados eu estava estudando de mais para concluir meus estudos e justamente por isso, elaborar novos textos e biografias para o blog ficaram praticamente impossíveis. Agora ainda irei estudar muito, e agora para entrar na faculdade. Mas você, querido leitor, não se preocupe, agora que estou me dando umas férias irei reunir os colaboradores para que coloquemos esse projeto pra frente. E você que quer também colaborar, basta entrar em contato comigo. Pra quem não conhece, a idéia do blog é mais formar uma Grande Enciclopédia do que ser um blog propriamente dito. Então você que gosta do blog, assine o feed ou o o Newsletter e ficará sabendo das novidades.   Abraços!

POR QUE TANTOS BLUESMANS CEGOS (BLINDS) ??

por Joka Blues : Blind Willie McTell, Blind Blake, Blind Lemonn Jefferson, Blind Boy Fuller, Blind Willie Johnson,Blind Rev. Gary Davis, Blind Snooks Eaglin , Blind John Henry Arnold; Blind Joe Taggart; Blind Roosevelt Graves... … Após realizar algumas pesquisas, eu particulamente estou convencido do seguinte: Há de se buscar o lapso de tempo em que notadamente apareceram BluesMen Cegos nessas condições. Os Estados Unidos vinham sentindo sintomas de uma grande crise econômica desde 1924. Oficialmente, no dia 29 de outubro de 1929 ocorreu a Quebra da Bolsa de Valores de New York , sendo entendido como o dia em que inicou-se a Grande Depressão nos Estados Unidos. Assim, milhares de acionistas perderam, literalmente, da noite para o dia, grandes somas em dinheiro. Muitos perderam tudo o que tinham. Esta quebra na bolsa de valores de Nova Iorque piorou drasticamente os efeitos da recessão já existente, causando deflação e queda nas taxas de venda de produtos, que por sua vez obrigaram ao